Bibliotecas Digitais: princípios e fundamentos

60 (com certificado de participação) – Modalidade EAD online

Matrículas abertas

Conteúdo programático:

  1. Biblioteca digital: conceitos e definições
  2. Bibliotecas virtuais: conceitos e definições
  3. Vantagens e benefícios de uma biblioteca digital
  4. Tipologia e variedade de bibliotecas digitais
  5. Criação e elaboração de projetos para bibliotecas digitais
  6. Desenvolvimento, fases e etapas da elaboração do projeto
  7. Infraestrutura e recursos necessários para implantação
  8. Aspectos tecnológicos para bibliotecas digitais
  9. Softwares livres, comerciais e proprietários
  10. Banco de dados para bibliotecas digitais
  11. Arquitetura da informação e interfaces para bibliotecas digitais
  12. Gerenciamento de conteúdos e informações digitais
  13. Comunicação e marketing para bibliotecas digitais
  14. Website para bibliotecas digitais – aspectos gerais
  15. Usos, acessos, navegação e interação de clientes e usuários em bibliotecas digitais – aspectos gerais
  16. Profissionais gestores de bibliotecas digitais
  17. Exemplos de bibliotecas digitais

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Ronni Oliveira – Consultor, coordenador e gestor de bancos e arquivos de imagens. Gestor de informação e documentação. Coordenador técnico do Projeto Informação Audiovisual . Já desenvolveu e coordenou projetos de criação, implementação e reestruturação de arquivos e bancos de imagens em âmbito nacional e internacional (Getty Images Latin America, Stockphotos/Latinstock, Sambaphotos, Prato Imagens, Jornal Folha de S. Paulo, UNINOVE. Já ministrou curso, palestras e treinamento em várias instituições pelo Brasil: UFMG, UFF, UFPB, UFC, UFG, UFRGS, UFBA, Arquivo da TV RECORD, etc. É gestor de documentação em Arquivo Técnico da Petrobras/JPTE. Autor de livros pela editora Scipione/Abril Educação e do livro “Fundamentos da gestão da informação em imagens para arquivistas, bibliotecários, museólogos e outros profissionais da informação”.

Este curso é classificado como Livre, ele é oferecido de acordo com a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97), Decreto nº 5.154/04 e Lei nº 9.393/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e mostra que os Cursos Livres passaram a integrar a Educação Profissional, que é a modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitem reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho.

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