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Dúvidas referente a teoria e exercícios: cursos@informacaoaudiovisual.com.br

Certificados: cursos@informacaoaudiovisual.com.br

Suporte técnico: cursos@informacaoaudiovisual.com.br
  • Em nossos cursos, você organizará o seu horário de estudos, de acordo com a sua disponibilidade e necessidade. Contará com apoio didático teórico leve e algumas atividades ou exercícios aplicados para efetivação do aprendizado. Os exercícios serão avaliados pelo professor e, ao final, você receberá a menção de aprovado ou insuficiente, com nota de 0 a 10, que constará do seu certificado. O material didático é constituído por slides, textos teóricos, artigos de apoio e outros recursos complementares, quando houver necessidade (você pode baixar em seu computador o material, para que possa montar sua apostila e estudar no melhor momento). Ao finalizar seu curso, você receberá o certificado (informe-nos por e-mail a conclusão de todas as atividades e também solicite o seu certificado para a nossa equipe de apoio). Email: cursos@informacaoaudiovisual.com.br
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    - Sobre receber  versão digital ou impressa e validação do certificado
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Cursos disponíveis


    1. O ensino superior no Brasil: aspectos gerais
    2. MEC – Ministério da Educação
    3. Bibliotecas universitárias
    4. Bibliotecas universitárias: ensino e pesquisa
    5. Programas de qualidade em Bibliotecas universitária
    6. Gestão da qualidade em Bibliotecas universitárias
    7. Indicadores de desempenho em bibliotecas universitárias
    8. MEC e avaliação da qualidade no ensino superior e universidades
    9. Avaliação institucional em bibliotecas universitárias
    10. A biblioteca universitária e o processo de avaliação dos cursos de graduação
    11. O MEC e a avaliação da qualidade nas bibliotecas universitárias: os indicadores e critérios
    12. MEC, Bibliotecas digitais e educação superior a distância
    13. INEP/MEC: instrumentos de avaliação de cursos de graduação presencial e a distância

  • Conteúdo do curso:
    Brinquedotecas e ludotecas: definições e origens
    Brinquedotecas: características, objetivos, tipos e funções
    Classificação dos brinquedos e as faixas etárias
    As brinquedotecas nos ambientes das bibliotecas
    Formação de bibliotecários e brinquedistas
    Brinquedotecas: muito além de uma sala com brinquedos – diálogos entre conhecimento, informação, aprendizagem, brincadeira
    Brinquedoteca: planejamento e organização
    Catalogação de brinquedos – métodos e procedimentos
    Brinquedos, brincadeira e sua função no desenvolvimento
    Brinquedoteca: o espaço do lúdico
    Brinquedoteca para crianças e idosos – diálogos intergeracionais
    Algumas considerações sobre o brinquedo, a brincadeira, o lúdico e o jogo

  • Gestão e planejamento de projetos para bibliotecas

    1. Conceito e definição de projeto
    2. Gerenciamento de projetos: PMI e PMBOK
    3. As áreas de gerenciamento de um projeto
    4. Planejamento de projetos
    5. Gestão e planejamento de projetos para Bibliotecas
    6. Diagnóstico organizacional em Bibliotecas
    7. Etapas de elaboração do projeto para bibliotecas
    8. A fase de iniciação
    9. Planejamento: escopo e cronograma
    10. Planejamento: custos
    11. A fase de execução
    12. Monitoramento e controle
    13. A fase de encerramento
    14. Roteiro para apresentação de projetos
    15. Resumo das áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos
  • Conteúdo programático:
    1. O conceito de biblioteca escolar – novos paradigmas
    2. Bibliotecas escolares em instituições privadas
    3. Bibliotecas escolares em instituições públicas
    4. Produzindo sentidos e significados nas bibliotecas escolares – (re)significação plurissignificação
    5. Informação, conhecimento e educação
    6. A biblioteca escolar interativa: conceitos e definições
    7. Bibliotecas escolares: do discurso utilitário ao estético-criativo
    8. O papel do bibliotecário
    9. Estudantes e alunos – protagonistas culturais
    10. Professores, educadores, diretores e todos os funcionários de apoio administrativo
    11. Auxiliares de biblioteca
    12. Os pais
    13. Biblioteca escolar e planejamento educacional e pedagógico
    14. Os processos de gestão de bibliotecas escolares
    15. Gestão da informação na biblioteca escolar
    16. Livros digitais e impressos
    17. Livros de literatura, didáticos e paradidáticos
    18. Revistas: histórias em quadrinhos (HQ)
    19. Recursos audiovisuais e sonoros: filmes, desenhos animados, imagens, música e outros recursos
    20. Jogos eletrônicos e digitais na biblioteca escolar
    21. Brinquedos e outros objetos tridimensionais
    22. Internet, redes sociais e bibliotecas escolares – desafios e vanguarda informacional e comunicacional
    23. Bibliotecas escolares e a nova ordem informacional na sociedade digital e interativa
    24. Infraestrutura e espaço físico – design e arquitetura
    25. A produção de conhecimento na biblioteca escolar: protagonismo, mediação cultural, autonomia e expressão de criação
    26. Bibliotecas escolares: novos saberes e fazeres
  • Conteúdo programático: Os livros Livros impressos Livros digitais e eletrônicos O mercado editorial O autor O editor – quem é esse profissional O bibliotecário Como ser um produtor editorial ou editor As editoras As livrarias As bibliotecas Os leitores Produção editorial: conceitos e definições O processo de produção editorial Os originais – primeira versão de um livro As etapas de produção editorial Produção editorial I Produção editorial II Produção editorial III ISBN, Biblioteca nacional e depósito legal Design editorial Mercadologia e marketing editorial Livros infantis – as especificidades da produção editorial para crianças Contratos editoriais Para quem quer escrever e publicar um livro...
  • Conteúdo programático:
    1. Os livros: origens e breve histórico
    2. Os livros: biblioteconomia e produção editorial
    3. Biblioteconomia, produção editorial, editores e bibliotecários: diálogos e interfaces
    4. A biblioteconomia e a produção editorial do livro
    5. O bibliotecário é um profissional do livro? Amplitudes, limitações e pluralidades de saberes e fazeres profissionais
    6. O que é ser um editor?
    7. O que é um bibliotecário editor?
    8. O bibliotecário está preparado coordenar a produção editorial?
    9. O bibliotecário-editor: o perfil de uma formação necessária
    10. Fundamentos da produção editorial
    11. Introdução ao mercado editorial
    12. As editoras: aspectos administrativos e organizacionais
    13. Segmentos editoriais
    14. Fundamentos do fluxo de trabalho editorial
    15. Produção editorial I: seleção, preparação e edição de textos
    16. Produção editorial II: edição de arte
    17. Produção editorial III: design editorial
    18. Produção editorial IV: produção gráfica
    19. Fundamentos da infografia editorial
    20. Iconografia: as imagens na produção editorial
    21. Marketing editorial
    22. Negócios e indústria editorial: venda e distribuição de livros
    23. Livros digitais, eletrônicos, virtuais e interativos
    24. O bibliotecário-editor: competências, habilidades e atitudes

  • Conteúdo programático

    1 A literatura infanto-juvenil: breve histórico

    2 O livro infanto-juvenil: estudantes, crianças, professores, bibliotecários e editores

    3 O livro infanto-juvenil nos dispositivos de informação e cultura: bibliotecas infantis, escolares e públicas

    4 Protagonistas culturais e mediadores – bibliotecários, professores e estudantes

    5 Livro e literatura infanto-juvenil: discurso estético versus utilitário

    6 Aspectos gráfico-editoriais dos livros infanto-juvenis

    7 A prática da análise e seleção de livros infanto-juvenis – estudos aplicados

    8 Aspectos da mediação cultural com livros infanto-juvenis nas bibliotecas

    9 Trabalho prático de análise de um livro infanto-juvenil

  • Conteúdo programático:

    1 Bibliotecas interativas: conceitos e definições
    2 O protagonismo cultural e a apropriação cultural na biblioteca interativa
    3 Os protagonistas e culturais: crianças e estudantes
    4 Os mediadores culturais: bibliotecários e professores
    5 Biblioteca interativa: as características e construção do espaço físico
    6 Objeto Novo: os livros infanto-juvenis na biblioteca interativa – olhar de descoberta
    7 Objeto Novo: cinema e filmes na biblioteca – interagir e gostar
    8 Mediações e práticas culturais dialógicas com crianças em bibliotecas interativas infantis. Escolares e pública – fazer  brilhar o sol ou fazer a criança sentir, interagir e criar


  • 1 Informação e documentação técnicas de engenharia 
    2 Análise documentária da informação técnica de engenharia: descrição, catalogação e indexação 
    3 Tipologia de documentos técnicos de engenharia – o processo de análise documentária 
    3.1 Desenhos de engenharia 
    3.2 Certificados 
    3.3 Folhas de dados 
    3.4 Especificações Técnicas 
    3.5 Isométricos 
    3.6 Laudos 
    3.7 Manuais técnicos 
    3.8 Memórias de cálculos 
    3.9 Memoriais descritivos
    3.10 Procedimentos técnicos 
    3.11 Pareceres técnicos 
    3.12 Data-Book 
    3.13 Outros documentos de engenharia 
    4 Recomendações gerais sobre a análise documentária da informação técnica de engenharia
  • Conteúdo programático 1 A produção de informação nas engenharias, tecnologias e indústria em geral 2 Projetos, atividades de operação, produção, manutenção, construção, fabricação, inspeção e paradas programas em usinas e indústrias: impactos na produção, armazenamento e necessidades de uso de documentação técnica de engenharia 3 Mercado de trabalho, profissionais, competências e habilidades dos gestores da informação técnica de engenharia 4 A informação e documentação técnica de engenharia: tipologias, especificidades e aspectos informacionais 5 Arquivos técnicos de engenharia e serviços de informação e documentação industriais 6 Aspectos gerais dos processos de gestão da informação e documentação técnica de engenharia 7 Pesquisa, busca e recuperação da informação e documentação técnica de engenharia: 7.1 Perfil e característica das necessidades de informação dos usuários: corpo técnico de engenharia e industrial em geral 7.2 Características das estratégias e metodologias de pesquisa e busca de informação e documentação técnica 8. Aspectos gerais do GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentação Técnica de Engenharia 9. A gestão da informação e documentação técnica de engenharia e o seu impacto nos processos de gestão e controle da qualidade em projetos, atividades e operações de engenharia
  • Conteúdo Programático:
    1. GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos Técnicos de Engenharia – características da tecnologia, do sistema e da ferramenta
    2. A gestão eficiente da informação técnica de engenharia e o padrão GED
    3. Requisitos, padrões, avaliação e seleção de tecnologias e ferramentas de Gerenciamento Eletrônico de Documentos Técnicos de Engenharia (GED)
    4. Conhecendo as funcionalidades de uma plataforma de Gerenciamento Eletrônico de Documentos Técnicos de Engenharia
    5. Tratamento, cadastramento e manipulação de documentos técnicos de engenharia
    6. Trabalhando com arquivos eletrônicos e digitais
    7. Processos de pesquisa, busca e recuperação de informação e documentação técnica de engenharia
    8. Gerando relatórios gerenciais
    9. Outras funcionalidades complementares
  • Conteúdo programático:

    1. Os repositórios digitais
    2. Conteúdos de repositórios digitais: textos, imagens e vídeos
    3. Os repositórios digitais para empresas, universidades, escolas, instituições públicas e outras organizações
    4. Planejamento, políticas e procedimentos para implantação de um repositório digital
    5. Introdução à plataforma DSPACE
    6. A estrutura da plataforma DSPACE
    7. DSPACE: funcionalidades
    8. DSPACE: workflow
    9. DSPACE: interfaces
    10. DSPACE: gestão de conteúdos
    11. DSPACE: metadados
    12. DSPACE: interoperabilidade
    13. O processo de implantação de um repositório digital utilizando o DSPACE
  • Conteúdo programático:

    1. Emissoras de TV e empresas jornalísticas e publicitárias e produtoras de cinema: produção, informação e documentação
    2. CEDOC – Centro de Documentação, Arquivos e bibliotecas em emissoras de TV e empresas jornalísticas
    3. Informação e documentação nas emissoras de TV: tipologias e especificidades
    4. Informação e documentação nas empresas jornalísticas: tipologias e especificidades
    5. A dinâmica das necessidades e usos de informação nas emissoras de TV, empresas jornalísticas
    6. A gestão da informação e documentação em emissoras de TV, empresas jornalísticas
    7. Profissionais: arquivistas, bibliotecários e gestores de informação - Competências e habilidades técnicas
    8. Tecnologias da informação, softwares e bancos de dados para gestão da informação nas emissoras de TV e empresas jornalísticas – eficiência na pesquisa, busca e recuperação da informação
    9. O que o mercado de trabalho espera dos profissionais arquivistas, bibliotecários e gestores de informação
    10. As universidades e formação acadêmica dos profissionais: desafios e necessidades
    11. O trabalho de gestores de informação em empresas jornalísticas – desafios e oportunidades

  • Gestão de Bibliotecas Universitárias: planejamento e processos gerenciais (80h)

    1. Instituições de Ensino Superior (IES) e Bibliotecas Universitárias
    2. Gestão universitária e Bibliotecas Universitárias
    3. Bibliotecas Universitárias: perfil, contextos, funções e importância para as IES
    4. Planejamento de Bibliotecas Universitárias
    5. Fundamentos da Administração e Gerenciamento de Serviços
    6. Gestão de Bibliotecas Universitárias
    7. Processos gerenciais em Bibliotecas Universitárias
    8. Gestão e planejamento estratégico em Bibliotecas Universitárias
    9. Gestão por processos em Bibliotecas Universitárias
    10. Planejamento e desenvolvimento organizacional em Bibliotecas Universitárias
    11. Liderança e comportamento organizacional para Bibliotecas Universitárias
    12. Gestão de pessoas e recursos humanos em Bibliotecas Universitárias
    13. Fundamentos da gestão financeira para Bibliotecas Universitária
    14. Gestão da qualidade em Bibliotecas Universitárias
    15. Avaliação de Serviços de Bibliotecas Universitárias
    16. Aspectos de custo-eficácia e custo-benefício em Bibliotecas Universitárias
    17. Design Thinking aplicado a Bibliotecas Universitárias
    18. Gestão da inovação em Bibliotecas Universitárias
    19. Fundamentos do pensamento e das práticas de criatividade
    20. Gestão de projetos para Bibliotecas Universitárias
    21. Fundamentos da gestão de marketing e comunicação
    22. Gestão de Bibliotecas Digitais
    23. Curadoria digital
    24. Fundamentos da gestão da informação e do conhecimento
    25. Fundamentos da gestão e governança de tecnologias da informação
    26. Avaliações institucionais e avaliação do MEC/INEP em Bibliotecas Universitárias
    27. Gestão de práticas educacionais em Bibliotecas Universitárias
    28. Saberes e fazeres científicos em Bibliotecas Universitárias
    29. Sustentabilidade em Bibliotecas Universitárias
    30. Indicadores de produtividade e desempenho em Bibliotecas Universitárias
    31. Gestores e gerentes de Bibliotecas Universitárias: perfil e competências
    32. Considerações sobre o futuro das Bibliotecas Universitárias

  • Conteúdo programático:
    1. Coleções de fotografias e arquivos iconográficos em museus
    2. Museus de arte, história natural, arqueologia e paleontologia, oceanografia, geologia e outros
    3. A incorporação de coleções de fotografias e iconografias aos museus – a fotografias como objeto de arte, pesquisa, história e informação
    4. Algumas característica e natureza das fotografias e iconografias em museus – exemplo de coleções e fundos fotográficos
    5. Arquivos e coleções de fotografias em museus – informação e documentação a serem gerenciadas e organizadas?
    6. Gestão da informação e documentação em arquivos fotográficos e iconográficos de museus
    7. O tratamento documental de coleções de fotografias e iconografia em museus
    8. Tecnologias da informação aplicadas à gestão de arquivos fotográficos e iconográficos em museus
    9. Os profissionais gestores da informação e documentação fotográfica e iconográfica em museus: formação e competências, saberes e fazeres plurais
  • Conteúdo programático:
           
    1. Documentos e Informações: conceitos e definições
    2. Documentação
    3. Os arquivos, bibliotecas, centros de documentação e informação
    4. Os Arquivos – natureza, conceitos, finalidades e funções
    5. O documento de arquivo – natureza e procedência
    6. Tipos e variedades de arquivos
    7. Informação e documentação: tipologias e espécies
    8. Arquivos correntes, intermediários e permanentes
    9. Gestão de documentos e arquivos
    10. Ciclo de vida dos documentos
    11. Controle da produção de documentos
    12. Princípios de arranjo e classificação de documentos
    13. Avaliação, seleção e destinação de documentos
    14. Descrição de documentos e informações
    15. Preservação e conservação de documentos
    16. Serviço e referência, acesso e uso dos documentos
    17. Informação e documentos digitais
    18. Tecnologias aplicadas aos arquivos e gestão documental
    19. GED – Gerenciamento Eletrônico de documentos
    20. Arquivos e formação acadêmica
    21. Arquivos e profissionais gestores: habilidades e competências
    22. Órgãos e políticas de gestão de documentos e arquivos
        1.  

         
  • Conteúdo

    1. A produção de informação e documentação nas organizações, instituições e empresas
    2. Por que implantar os sistemas de Gerenciamento Eletrônicos de Documentos (GED)
    3. Gerenciamento e gestão da informação e documentação
    4. Acesso a informações e redução de custos nas organizações, instituições e empresas
    5. A gestão documental nas organizações
    6. Informação e documentação: tipologia, características e natureza
    7. GED - Gerenciamento Eletrônico de Documentos – conceitos e definições
    8. Planejamento e desenvolvimento de projetos para implantação de GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos
    9. Aspectos dos requisitos para sistemas informatizados de gestão de documentos
    10. Tecnologias para GED, aplicabilidade e funcionalidades
    11. DI, DM, Imaging Enable
    12. ECM, ERM/COLD, EDMS, BMP/Workflow
    13. Digitalização e gestão de documentos digitais
    14. Forms Processing Records Management
    15. Certificação digital
    16. Gestão do conhecimento e tecnologias de integração: ERP/CRM

    1. O Ensino Superior: diretrizes, políticas e expectativas para o futuro
    2. Instituições de Ensino Superior (IES) e Bibliotecas Universitárias
    3. Bibliotecas Universitárias: ensino e pesquisa
    4. Bibliotecas Universitárias: perfil, contextos, funções e importância para as IES
    5. MEC/INEP: processos regulatórios de avaliação do ensino superior
    6. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES
    7. Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES
    8. Sistema E-MEC
    9. Biblioteca Universitária: instrumentos e indicadores de avaliação
    10. Instrumentos de avaliação institucional: credenciamento e recredenciamento
    11. Instrumentos de avaliação de cursos: autorização
    12. Instrumentos de avaliação de cursos: reconhecimento e renovação de reconhecimento
    13. Os indicadores de avaliação específicos da Biblioteca Universitária
    14. Bibliografia básica
    15. Bibliografia complementar
    16. Acervo de periódicos
    17. Aspectos da infraestrutura da Biblioteca Universitária
    18. Documentos para avaliação de cursos
    19. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)
    20. Projeto Pedagógico Institucioinal (PPI)
    21. Projeto Pedagógico de Curso (PPC)
    22. Projeto Pedagógico dos cursos e a Biblioteca Universitária
    23. O bibliotecário e as comissões de avaliação do MEC: competências, habilidade, perfil e capacitação
    24. Bibliotecas Universitárias e avaliação do MEC: aspectos dos acervos e bibliotecas digitais
    25. Bibliotecas Universitárias: programas de qualidade, planejamento estratégico, inovação, aspectos tecnológicos e planos de contingência

       

  • Conteúdo programático: 
    1 – Informação e documentação Iconográficas: tipologia e características 
    2 – Documentação iconográfica em bibliotecas, museus, arquivos e centros de documentação 
    3 – Documentação iconográfica – profissionais, competências e habilidades: arquivistas, bibliotecários, museólogos e outros profissionais da informação 
    4 – Documentação iconográfica: aspectos culturais e comerciais do uso da informação 
    5 – Necessidades de informação e documentação iconográfica: perfil dos usuários e pesquisadores 
    6 – A gestão da informação e documentação iconográficas: gerenciamento, organização e análise documentária 
    7 – A pesquisa iconográfica: pesquisa, busca e recuperação da informação e documentação 
    8 – Documentação iconográfica e tecnologias da informação: bancos e bases de dados iconográficos

  • Conteúdo do curso

    1. A informação em conteúdos e objetos multimídia interativos em ambientes digitais e virtuais
    2. Conteúdos interativos e dinâmicos – características e natureza
    3. Informação, virtualidade e interatividade
    4. Características e perfil das necessidades e usos da informação em conteúdos e objetos multimídia interativos em ambientes digitais e virtuais
    5. Dispositivos, bancos e bases de dados de informações em conteúdos e objetos multimídia interativos em ambientes digitais e virtuais
    6. Tipologias e características da informação em conteúdos e objetos multimídia interativos em ambientes digitais e virtuais
    7. Gerenciamento da informação em conteúdos e objetos multimídia interativos em ambientes digitais e virtuais
    8. Os profissionais gestores informação em conteúdos e objetos multimídia interativos em ambientes digitais e virtuais: formação, competências e atividades profissionais
    9. O mercado produtor e gestor informação em conteúdos e objetos multimídia interativos em ambientes digitais e virtuais: oportunidades e desafios
    10. A Ciência da informação, gestão da informação e os conteúdos e objetos multimídia interativos em ambientes digitais e virtuais: diálogos e contribuições
    1. Informação: conceitos e definições
    2. Sistemas de Informação e Ciência da Informação: diálogos e interdisciplinaridades
    3. Introdução à Ciência da Computação
    4. Sistemas de Informação: conceitos e definições
    5. Tecnologias da Informação: conceitos e definições
    6. Gestão da Informação, Documentação e do Conhecimento
    7. Fundamentos dos Sistemas de Informação
    8. Fundamentos e cenários das Tecnologias da Informação
    9. Fundamentos da Gerência de Projetos
    10. Fundamentos da gestão e governança das Tecnologias de Informação
    11. Introdução aos bancos de dados
    12. Noções de Business Intelligence e Big Data
    13. Fundamentos da Segurança da Informação
    14. Sistemas de Informação e Gestores da Informação Estratégica
  • Como gerenciar todo o fluxo de produção de informação,
    objetivando a sua pesquisa, busca e recuperação nas empresas de jornalismo. O
    curso tem como objetivo desenvolver competências para a gestão da informação em
    ambientes jornalísticos    

    1 Jornalismo e informação

    2 Informação jornalística: natureza e tipologia

    3 Empresas jornalísticas e produtores de informação

    4 Clientes e usuários da informação jornalística

    5 Centros de documentação (CEDOC), Serviços de Informação e
    Bancos de Dados em Jornalismo

    6 Gestão da Informação jornalística: metodologias e
    procedimentos

    7 O profissional gestor da informação jornalística:
    competências, habilidades e perfil

    8 Jornalismo: informação em imagens e audiovisual

    9 Jornalismo: informação textual escrita

    10 Tecnologias aplicadas à gestão da informação jornalística

    11 Ciência da Informação e Jornalismo – diálogos, interações e
    perspectivas


  • Conteúdo programático: 1 – Imagens Fotográficas e Informação 2 – Princípios de Gestão da Informação em Imagens Fotográficas 3 – A Eficiência nos Processos de Pesquisa, Busca e Recuperação de Informação em Imagens Fotográficas 4 – Imagens Fotográficas: indexação e políticas de indexação 5 – Como indexar imagens fotográficas: o que ler, analisar e descrever 6 – Exercícios aplicados de indexação de fotografia I 7 – Exercícios aplicados de indexação de fotografia II 8 – A influência da legenda na indexação de fotografias 9 – A Pratica da Indexação de Imagens Fotográficas: Exercícios Aplicados
  • Conteúdo Programático: 1 Conhecendo os bancos de imagens fotográficas 2 Criando um banco de imagens fotográficas 3 Implementando e implantando um banco de imagens fotográficas 3.1 Gerenciando imagens fotográficas em um banco de imagens: aspectos da análise documentária da informação 4 Avaliando bancos de imagens fotográficas na internet: eficiência e eficácia nos processos de pesquisa, busca e recuperação da informação 4.1 Roteiro de avaliação: interfaces, funcionalidades e padrões de desempenho dos bancos de imagens fotográficas 4.2 Bancos de imagens: Getty Images, Latinstock, Sambaphotos, TerraBrasil Imagens, Google Imagens, Reuters Pictures 5 Avaliando a eficiência e eficácia de tecnologias aplicadas à gestão da informação em banco de imagens fotográficas: conhecendo alguns softwares 5.1 Softwares: Fotostation, Lightroom e outros 5.2 Roteiro de avaliação: requisitos operacionais e padrões de desempenhos
  • Conteúdo programático:
    1. A importância da expressão fotográfica e dos aspectos morfológicos das imagens nos processos de análise documentária das imagens: a indexação, a recuperação da informação fotográfica e as necessidades de usuários e clientes em arquivos e bancos de imagens
    2. Os elementos de informação nas expressões fotográficas e nos aspectos morfológicos das imagens.
    3. Enquadramentos, ângulos, posições de câmeras, efeitos especiais, tempo de exposição, luminosidade e demais aspectos técnicos de produção e geração da informação fotográfica
    4. Exercício aplicados de análise, leitura e identificação de expressões fotográficas e aspectos morfológicos nas imagens fotográficas


  • Conteúdo Programático:
    1. Vocabulário controlado e tesauros para imagens
    2. A importância do controle de linguagem para a gestão da informação em imagens
    3. Características e especificidades de um vocabulário controlado para imagens
    4. Vocabulário controlado I: criação, políticas e desenvolvimento
    5. Vocabulário controlado II: plano de estruturação
    6. Vocabulário controlado III: construindo e utilizando linguagens
    7. Vocabulário controlado IV: a origem dos léxicos, o diálogo com as imagens e as necessidades de usuários e clientes
    8. Vocabulário controlado V: atividade prática de construção
    9. Atividades de aplicação do vocabulário em processos de indexação, pesquisa, busca e recuperação de imagens

  • Conteúdo Programático:
    1 O audiovisual na sociedade
    2 Sobre os conceitos de informação e documentação audiovisuais
    3 O mercado de trabalho para os profissionais gestores de informação e documentação audiovisuais: arquivos, bibliotecas e CEDOC
    4 Diversidades e características da linguagem audiovisual: visual, sonora, híbrida e hipermídia
    5 Linguagem Audiovisual versus Linguagem escrita/textual: diferenças e especificidades
    6 Polissemias e produção de sentidos na informação audiovisual
    7 As imagens em movimento: filmes cinematográficos (ficção e não ficção) e programas de TV
    8 A dimensão sonora da informação audiovisual
    9 Fundamentos da análise documentária da informação e documentação audiovisuais
    10 Noções de tratamento da informação audiovisual I: catalogação
    11 Noções de tratamento da informação audiovisual II: indexação
    12 Princípios da informação nas mídias digitais interativas: jogos eletrônicos, virtuais e games
    13 O profissional da informação e o audiovisual: novas posturas e atitudes. Construindo competências
    14 Trabalho final
    14.1 Atividade prática I: analisando um de filme de ficção
    14.2 Atividade prática II: analisando um filme documentário
    14.3 Atividade prática III: analisando um Programa de TV

  • Conteúdo Programático: 1- O que é analisar a informação nas imagens em movimento? 2 - Aspectos morfológicos da informação nas imagens em movimento: elementos de cinematografia 3 - Representação documentária nas imagens em movimento: análise indexadora 4 - Imagens em movimento: o resumo 5 - Planos, sequências e cenas 6 - Análise e indexação de um plano: filme cinematográfico 7 - Análise e indexação de uma sequência:filme cinematográfico 8 - Analise e indexação sequência a sequência: telejornal, documentário e programas de TV 9 - Imagens em movimento: curtas-metragens e filmes publicitários 10 - Aspectos para a análise e indexação de um filme inteiro: atividade práticas
  • Conteúdo Programático:
    1)O status do som para as Ciências da Informação e Documentação
    2) Informação, comunicação e narração audiovisual: com a palavra, o som
    3) Fundamentos da percepção da informação sonora
    4) As formas da informação sonora
    5) Os sentidos da informação sonora
    6) Gestores, dispositivos e unidades de gestão da informação sonora: perspectivas e desafios – competências e habilidades
  • 1. Banco de imagens fotográficas: características e funções

    2. Avaliação e seleção de software para gestão da informação em bancos de imagens fotográficas – padrões e requisitos

    3. Lightroom – software para gestão da informação em bancos de imagens fotográficas

    4. Conhecendo as funcionalidades do Lightroom I: tratamento técnico da informação fotográfica

    5. Conhecendo as funcionalidades do Lightroom II: pesquisa, busca e recuperação da informação



  • Gestão da Inovação em Bibliotecas (EAD/online - carga horária: 60h)

    1. Conceitos e tipos de inovação
    2. Inovação, Ciência da Informação e Biblioteconomia
    3. Modelos de inovação
    4. O processo de gestão da inovação
    5. Prática de apoio e motivação ao processo de inovação
    6. Inovação em Bibliotecas
    7. Gestão da inovação em Bibliotecas
    8. O Bibliotecário inovador
    9. Algumas práticas de inovação em bibliotecas
    10. A Biblioteca Inovadora
    11. Indicadores para avaliação da gestão da inovação em bibliotecas
  • Conteúdo programático:

    1 - Banco de imagens e arquivos fotográficos: características e funções

    2 - Avaliação e seleção de software para gestão da informação em bancos de imagens e arquivos fotográficos – padrões e requisitos

    3 – Ligthroom: software proprietário e comercial

    4 - Lightroom – software para gestão da informação em bancos de imagens e arquivos fotográficos

    5 - Conhecendo as funcionalidades do Lightroom I: tratamento técnico da informação fotográfica

    6 - Conhecendo as funcionalidades do Lightroom II: pesquisa, busca e recuperação da informação

    7 - Outras funcionalidades do Lightroom

    8 XNview Software Livre e gratuito

    9 - Organização e acesso às coleções de imagens fotográficas no XNview
    11 - Catalogação e indexação de imagens fotográficas no XNview
    12 - Pesquisa, busca e recuperação de imagens fotográficas no XNview
    13 - Visualização de imagens fotográficas no XNview
    14 - Tratamento e edição de imagens fotográficas no XNview
    15 - Manutenção e armazenamento de imagens fotográficas no XNview


  • Gestão e organização de Arquivos Fotográficos (60h)

    1. Fotografias: conceitos e definições
    2. Tipologia de fotografias
    3. Fotografias: informação e documento
    4. As fotografias nos arquivos, bibliotecas e museus
    5. As fotografias como documentos de arquivos
    6. Arquivos fotográficos
    7. Arquivos fotográficos e bancos de imagens fotográficas
    8. As fotografias nos museus
    9. As fotografias nas empresas jornalísticas e agências de noticias
    10. As fotografias nas emissoras de TV
    11. As fotografias nas agências de publicidade e criação
    12. As fotografias técnicas e industriais
    13. As fotografias nos bancos de imagens comerciais
    14. As fotografias nas instituições de educação
    15. As fotografias nas instituições de pesquisa científica
    16. As fotografias nas instituições de saúde e medicina
    17. Gestão e organização de arquivos fotográficos: princípios e métodos
    18. Descrição, catalogação e metadados de documentos fotográficos
    19. A indexação de documentos fotográficos
    20. Plano de classificação para arquivos fotográficos
    21. Ordenação e arranjo de documentos fotográficos
    22. Fundos fotográficos
    23. Dossiês fotográficos
    24. Coleções de fotografias
    25. Noções de preservação e conservação de fotografias
    26. Informatização e automação de arquivos fotográficos: requisitos e tecnologias
    27. Gestor de arquivos fotográficos: arquivistas, bibliotecários e outros profissionais – competências e formação
    28. Elementos para a elaboração de projetos para arquivos fotográficos


  • Conteúdo programático: iotecas Digitais: princípios e fundamentos (60h) Biblioteca digital: conceitos e definições Bibliotecas virtuais: conceitos e definições Vantagens e benefícios de uma biblioteca digital Tipologia e variedade de bibliotecas digitais Criação e elaboração de projetos para bibliotecas digitais Desenvolvimento, fases e etapas da elaboração do projeto Infraestrutura e recursos necessários para implantação Aspectos tecnológicos para bibliotecas digitais Softwares livres, comerciais e proprietários Banco de dados para bibliotecas digitais Arquitetura da informação e interfaces para bibliotecas digitais Gerenciamento de conteúdos e informações digitais Comunicação e marketing para bibliotecas digitais Website para bibliotecas digitais – aspectos gerais Usos, acessos, navegação e interação de clientes e usuários em bibliotecas digitais – aspectos gerais Profissionais gestores de bibliotecas digitais Exemplos de bibliotecas digitais
  • Conteúdo Programático

    1. O que são projetos: natureza e definições
    2. Projetos: vantagens e benefícios
    3. O papel do gestor de projetos
    4. Planejamento e elaboração de projetos: etapas, planos e métodos
    5. A estrutura do gerenciamento de projetos: aspectos gerais e ciclo de vida e organização de projetos
    6. Processos de gerenciamento de projetos
    7. Os projetos em Arquivos e Centros de Documentação
    8. Tipologia de Arquivos e Centros de Documentação
    9. A gestão de projetos aplicada à Informação, documentação, arquivos e centros de documentação: natureza e especificidades
    10. Tipos de projetos para Arquivos e Centros de Documentação
    11. Projetos e planos de consultorias, prestação de serviços e freelancer para Arquivo e Gestão de documentos
    12. O Gestor de projetos para Arquivos e Centros de Documentação : competências e habilidades

  • Conteúdo programático:
    A estrutura do gerenciamento de projetos I – aspectos gerais e introdutórios
    A estrutura do gerenciamento de projetos II – ciclo de vida e organização de projetos
    Processos de gerenciamento de projetos
    Informação e documentação técnicas de engenharia e industrial – aspectos gerais, características e tipologias
    Gerenciamento e planejamento de projetos para informação e documentação técnicas de engenharia e industrial
    Áreas de conhecimento em gerenciamentos de projetos aplicados à informação e documentação técnicas de engenharia e industrial
    O gerenciamento de integração do projeto para informação e documentação técnicas de engenharia e industrial
    Gerenciamento do escopo do projeto para informação e documentação técnicas de engenharia e industrial
    Gerenciamento do tempo de um projeto para informação e documentação técnicas de engenharia e industrial
    Gerenciamento de custos do projeto para informação e documentação técnicas de engenharia e industrial
    Gerenciamento da qualidade do projeto para informação e documentação técnicas de engenharia e industrial
    Gerenciamento de recursos humanos de um projeto para informação e documentação técnicas de engenharia e industrial
    Gerenciamento da comunicação de um projeto para informação e documentação técnicas de engenharia e industrial
    Gerenciamento de riscos de um projeto para informação e documentação técnicas de engenharia e industrial
    Gerenciamento de aquisições de um projeto para informação e documentação técnicas de engenharia e industrial
    Desmobilização, conclusão e encerramento de projetos e contratos para informação e documentação técnicas de engenharia e industrial
  • Planejamento e Elaboração de projetos para Bibliotecas e Serviços de Informação (60h)

    1. 1.O que são projetos: natureza, definições e caracterísiticas

      2.Conceitos de gestão e gerenciamento de projetos

      3.Projetos: vantagens e benefícios

      4.Áreas de conhecimento e gerenciamento de projetos

      5.O papel do gestor de projetos

      6.Planejamento e elaboração de projetos: etapas, planos e métodos

      7.Os projetos em Bibliotecas e Serviços de Informação

      8.Tipologia de Bibliotecas e Serviços de Informação

      9.A gestão de projetos aplicada à Informação e documentação em Bibliotecas e Serviços de Informação: natureza e especificidades

      10.Tipos de projetos para Bibliotecas e Serviços de Informação

      11.Projetos estratégicos para Bibliotecas e Serviços de Informação

      12.Projetos operacionais para Bibliotecas e Serviços de Informação

      13.Plano de projetos e diagnóstico em Bibliotecas e Serviços de Informação

      14.Projetos e planos de soluções de problemas para Bibliotecas e Serviços de Informação

      15.Como realizar projetos de consultorias, prestação de serviços e freelancer para Bibliotecas e Serviços de Informação

      16.Gestor de projetos para Bibliotecas e Serviços de Informação: competências e habilidade

    1. Conteúdo do curso
      1. O que é um projeto?
      2. Conceitos de gestão e gerenciamento de projetos
      3. Características do projeto
      4. Áreas de conhecimentos e gerenciamento de projetos
      5. Processos de gerenciamento de projetos
      6. O papel do gestor de projetos
      7. Arquivos fotográficos e bancos de imagens – aspectos gerais
      8. Imagens fotográficas: informação e documento – aspectos gerais
      9. Tipologia das imagens fotográficas – aspectos gerais
      10. O projeto para gestão de arquivos fotográficos e bancos de imagens: natureza e especificidades
      11. Criação e elaboração de projetos para gestão de arquivos fotográficos e bancos de imagens
    2. Para validar o código do certificado:
      digite os dados que constam no rodapé do documento, para que seja verificado e validado na ferramenta "Validar o certificado" que encontra-se no lado direito da sala.
      Certificado pelo correio (modelo colorido com assinatura e carimbo CNPJ):
      Valor R$20,00 (impressão, envelope com plástico bolha e envio pelo Correio)











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