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Dúvidas referente a teoria e exercícios: ronni@informacaoaudiovisual.com.br

Certificados: cursos@informacaoaudiovisual.com.br

Suporte técnico:fernanda@informacaoaudiovisual.com.br
  • Em nossos cursos, é você quem organizará o seu horário de estudos, de acordo com a sua disponibilidade. E irá contar com apoio didático teórico leve e exercícios aplicados para efetivar todo o aprendizado. Os exercícios são avaliados e comentados pelo professor, para que possa acompanhar a sua evolução e ao final, receber uma nota de 0 a 10. O material didático é constituído por slides, textos complementares e exercícios e você pode baixar em seu computador, para que possa montar sua apostila e ao finalizar seu curso, você receberá o certificado (após avisar por e-mail o envio do último exercício; pedidos enviados em dia e horário comercial são atendidos mais rapidamente e dê preferência para o cursos@informacaoaudiovisual.com.br,  por favor)
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Cursos disponíveis

  • Conteúdo do curso:
    Brinquedotecas e ludotecas: definições e origens
    Brinquedotecas: características, objetivos, tipos e funções
    Classificação dos brinquedos e as faixas etárias
    As brinquedotecas nos ambientes das bibliotecas
    Formação de bibliotecários e brinquedistas
    Brinquedotecas: muito além de uma sala com brinquedos – diálogos entre conhecimento, informação, aprendizagem, brincadeira
    Brinquedoteca: planejamento e organização
    Catalogação de brinquedos – métodos e procedimentos
    Brinquedos, brincadeira e sua função no desenvolvimento
    Brinquedoteca: o espaço do lúdico
    Brinquedoteca para crianças e idosos – diálogos intergeracionais
    Algumas considerações sobre o brinquedo, a brincadeira, o lúdico e o jogo

  • Módulo I (80h) – Literatura infantil: teoria e prática (obrigatório)

    • Literatura infantil: definições e conceitos
    • Literatura infantil: história e origens
    • Literatura infantil: os contos de fadas
    • Literatura infantil: teoria literária da literatura para crianças
    • Literatura infantil: as fases de desenvolvimento das crianças
    • Literatura infantil: o texto – discurso estético x discurso utilitário
    • Literatura infantil: as ilustrações
    • O panorama da literatura infantil no Brasil
    • O panorama da literatura infantil internacional
    • O livro para crianças: aspectos gráfico-editoriais
    • O objeto novo em literatura infantil – plurissignificação
    • Literatura infantil: arte literária para as crianças
    • Autores e ilustradores em literatura infantil
    • As editoras que publicam livros infantis
    • As coleções editoriais destinadas às crianças
    • O mercado editorial de literatura e livros para crianças
    • As novas tecnologias de interação, as crianças e os livros infantis – novos diálogos e saberes
    • Quando a literatura infantil desperta a curiosidade e atrai também o adulto
    • A arte de contar historias
    • Como selecionar o bom livro de literatura infantil: métodos e critérios
    • Guias especializados e livros infantis para bibliotecários

    Módulo II (10h) – As bibliotecas e a Literatura Infantil (optativo)

    • Bibliotecas escolares, bibliotecas públicas, bibliotecas comunitárias, bibliotecas infantis e Literatura infantil
    • Bibliotecas e crianças
    • Livros para crianças e literatura infantil nas bibliotecas
    • Como as bibliotecas podem trabalhar a literatura infantil
    • Os principais erros cometidos pelas bibliotecas com a literatura infantil
    • Excelentes possibilidades de trabalho das bibliotecas com a literatura infantil

    Módulo III (10h) – O bibliotecário e a literatura infantil (optativo)

    • O bibliotecário está preparado para trabalhar com literatura infantil?
    • A formação do bibliotecário e a literatura infantil
    • Biblioteconomia e literatura infantil – afinidades, desajustes e diálogos
    • Preparando o bibliotecário para trabalhar com literatura infantil – competências e habilidades
    • O bibliotecário competente para o trabalho com literatura infantil
    • O papel do bibliotecário nas práticas de trabalho com a literatura infantil
       
  • Conteúdo programático:
    1. O conceito de biblioteca escolar – novos paradigmas
    2. Bibliotecas escolares em instituições privadas
    3. Bibliotecas escolares em instituições públicas
    4. Produzindo sentidos e significados nas bibliotecas escolares – (re)significação plurissignificação
    5. Informação, conhecimento e educação
    6. A biblioteca escolar interativa: conceitos e definições
    7. Bibliotecas escolares: do discurso utilitário ao estético-criativo
    8. O papel do bibliotecário
    9. Estudantes e alunos – protagonistas culturais
    10. Professores, educadores, diretores e todos os funcionários de apoio administrativo
    11. Auxiliares de biblioteca
    12. Os pais
    13. Biblioteca escolar e planejamento educacional e pedagógico
    14. Os processos de gestão de bibliotecas escolares
    15. Gestão da informação na biblioteca escolar
    16. Livros digitais e impressos
    17. Livros de literatura, didáticos e paradidáticos
    18. Revistas: histórias em quadrinhos (HQ)
    19. Recursos audiovisuais e sonoros: filmes, desenhos animados, imagens, música e outros recursos
    20. Jogos eletrônicos e digitais na biblioteca escolar
    21. Brinquedos e outros objetos tridimensionais
    22. Internet, redes sociais e bibliotecas escolares – desafios e vanguarda informacional e comunicacional
    23. Bibliotecas escolares e a nova ordem informacional na sociedade digital e interativa
    24. Infraestrutura e espaço físico – design e arquitetura
    25. A produção de conhecimento na biblioteca escolar: protagonismo, mediação cultural, autonomia e expressão de criação
    26. Bibliotecas escolares: novos saberes e fazeres
  • Conteúdo programático:
    Os livros
    Livros impressos
    Livros digitais e eletrônicos
    O mercado editorial
    O autor
    O editor – quem é esse profissional
    O bibliotecário
    Como ser um produtor editorial ou editor
    As editoras
    As livrarias
    As bibliotecas
    Os leitores
    Produção editorial: conceitos e definições
    O processo de produção editorial
    Os originais – primeira versão de um livro
    As etapas de produção editorial
    Produção editorial I
    Produção editorial II
    Produção editorial III
    ISBN, Biblioteca nacional e depósito legal
    Design editorial
    Mercadologia e marketing editorial
    Livros infantis – as especificidades da produção editorial para crianças
    Contratos editoriais
    Para quem quer escrever e publicar um livro...
  • Conteúdo programático: 1. Os livros – conhecendo um pouco da sua história 2. Os livros na sociedade atual – livros impressos e digitais 3. Biblioteconomia e Produção Editorial 4. A produção do livro – uma introdução 5. As editoras 6. O editor e bibliotecário 7. O perfil dos editores de livros: pluralidade e tendências 8. O bibliotecário editor – formação, competências e habilidades 9. A produção dos livros I – processos e práticas editoriais: análise e seleção de originais 10. A produção dos livros II – processos e práticas editoriais: o projeto gráfico-editorial 11. Autores, bibliotecários e editores: diálogos e negociações 12. As bibliotecas, livrarias, sites e portais virtuais de livros 13. Autores e edições livres e independentes: novos paradigmas

  • CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

    1 – Livros – breve história, objeto cultural, significados e sentidos
    2 – Como nasce um livro: os originais – a primeira versão feita pelo autor
    3 – Autores – inspiração, criação e muito trabalho árduo
    4 – Editoras – a fábrica de chocolate dos livros
    5 – Editores
    6 – Livros para crianças – literatura infantil
    7 – Livros para jovens e adolescentes – literatura juvenil
    8 – Livros para adultos – literatura adulta nacional e internacional
    9 – Livros didáticos e paradidáticos
    10 – Livros técnico-científicos
    11 – Livros digitais (ebook) e interativos
    12 – Editoração e produção editorial
    13 – Bibliotecários
    14 – Bibliotecários-editores
    15 – Biblioteca Nacional, ISBN e depósito legal
    16 – Leitores e leitura


  • Conteúdo programático

    1 A literatura infanto-juvenil: breve histórico

    2 O livro infanto-juvenil: estudantes, crianças, professores, bibliotecários e editores

    3 O livro infanto-juvenil nos dispositivos de informação e cultura: bibliotecas infantis, escolares e públicas

    4 Protagonistas culturais e mediadores – bibliotecários, professores e estudantes

    5 Livro e literatura infanto-juvenil: discurso estético versus utilitário

    6 Aspectos gráfico-editoriais dos livros infanto-juvenis

    7 A prática da análise e seleção de livros infanto-juvenis – estudos aplicados

    8 Aspectos da mediação cultural com livros infanto-juvenis nas bibliotecas

    9 Trabalho prático de análise de um livro infanto-juvenil

  • Conteúdo programático:

    1 Bibliotecas interativas: conceitos e definições
    2 O protagonismo cultural e a apropriação cultural na biblioteca interativa
    3 Os protagonistas e culturais: crianças e estudantes
    4 Os mediadores culturais: bibliotecários e professores
    5 Biblioteca interativa: as características e construção do espaço físico
    6 Objeto Novo: os livros infanto-juvenis na biblioteca interativa – olhar de descoberta
    7 Objeto Novo: cinema e filmes na biblioteca – interagir e gostar
    8 Mediações e práticas culturais dialógicas com crianças em bibliotecas interativas infantis. Escolares e pública – fazer  brilhar o sol ou fazer a criança sentir, interagir e criar


  • 1 Informação e documentação técnicas de engenharia 
    2 Análise documentária da informação técnica de engenharia: descrição, catalogação e indexação 
    3 Tipologia de documentos técnicos de engenharia – o processo de análise documentária 
    3.1 Desenhos de engenharia 
    3.2 Certificados 
    3.3 Folhas de dados 
    3.4 Especificações Técnicas 
    3.5 Isométricos 
    3.6 Laudos 
    3.7 Manuais técnicos 
    3.8 Memórias de cálculos 
    3.9 Memoriais descritivos
    3.10 Procedimentos técnicos 
    3.11 Pareceres técnicos 
    3.12 Data-Book 
    3.13 Outros documentos de engenharia 
    4 Recomendações gerais sobre a análise documentária da informação técnica de engenharia
  • Conteúdo programático 1 A produção de informação nas engenharias, tecnologias e indústria em geral 2 Projetos, atividades de operação, produção, manutenção, construção, fabricação, inspeção e paradas programas em usinas e indústrias: impactos na produção, armazenamento e necessidades de uso de documentação técnica de engenharia 3 Mercado de trabalho, profissionais, competências e habilidades dos gestores da informação técnica de engenharia 4 A informação e documentação técnica de engenharia: tipologias, especificidades e aspectos informacionais 5 Arquivos técnicos de engenharia e serviços de informação e documentação industriais 6 Aspectos gerais dos processos de gestão da informação e documentação técnica de engenharia 7 Pesquisa, busca e recuperação da informação e documentação técnica de engenharia: 7.1 Perfil e característica das necessidades de informação dos usuários: corpo técnico de engenharia e industrial em geral 7.2 Características das estratégias e metodologias de pesquisa e busca de informação e documentação técnica 8. Aspectos gerais do GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentação Técnica de Engenharia 9. A gestão da informação e documentação técnica de engenharia e o seu impacto nos processos de gestão e controle da qualidade em projetos, atividades e operações de engenharia
  • Conteúdo Programático:
    1. GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos Técnicos de Engenharia – características da tecnologia, do sistema e da ferramenta
    2. A gestão eficiente da informação técnica de engenharia e o padrão GED
    3. Requisitos, padrões, avaliação e seleção de tecnologias e ferramentas de Gerenciamento Eletrônico de Documentos Técnicos de Engenharia (GED)
    4. Conhecendo as funcionalidades de uma plataforma de Gerenciamento Eletrônico de Documentos Técnicos de Engenharia
    5. Tratamento, cadastramento e manipulação de documentos técnicos de engenharia
    6. Trabalhando com arquivos eletrônicos e digitais
    7. Processos de pesquisa, busca e recuperação de informação e documentação técnica de engenharia
    8. Gerando relatórios gerenciais
    9. Outras funcionalidades complementares
  • Conteúdo programático:

    1. Emissoras de TV e empresas jornalísticas e publicitárias e produtoras de cinema: produção, informação e documentação
    2. CEDOC – Centro de Documentação, Arquivos e bibliotecas em emissoras de TV e empresas jornalísticas
    3. Informação e documentação nas emissoras de TV: tipologias e especificidades
    4. Informação e documentação nas empresas jornalísticas: tipologias e especificidades
    5. A dinâmica das necessidades e usos de informação nas emissoras de TV, empresas jornalísticas
    6. A gestão da informação e documentação em emissoras de TV, empresas jornalísticas
    7. Profissionais: arquivistas, bibliotecários e gestores de informação - Competências e habilidades técnicas
    8. Tecnologias da informação, softwares e bancos de dados para gestão da informação nas emissoras de TV e empresas jornalísticas – eficiência na pesquisa, busca e recuperação da informação
    9. O que o mercado de trabalho espera dos profissionais arquivistas, bibliotecários e gestores de informação
    10. As universidades e formação acadêmica dos profissionais: desafios e necessidades
    11. O trabalho de gestores de informação em empresas jornalísticas – desafios e oportunidades
  • Conteúdo programático:

    1.Baseado em provas e questões de concursos públicos para bibliotecários (do ano de 2000 até o presente momento) nas esferas federal, estadual e municipal

    2.Questões resolvidas e comentadas, com abordagem teórico-conceitual contextualizada

    3.Abordagem e estudo focado de conteúdo programático voltado para questões com maior ocorrência e incidência nas provas de concursos para bibliotecários

    4.Abordagem de conteúdo programático atual e de vanguarda em biblioteconomia solicitado em concursos recentes para bibliotecários

    5.Aplicação de amplo simulado baseado nas questões e conteúdo programático de concursos para bibliotecários mais recentes e de maior incidência em provas aplicadas

    6.Disponibilização de extenso caderno de estudos com centenas de questões aplicadas em concursos para bibliotecários desde o ano de 2000 até os dias atuais

    7.Aplicação, avaliação e correção de testes e questões atuais e já aplicadas em concursos para bibliotecários nas esferas federais, estaduais e municipais

    8.Abordagem, avaliação e comentário de temas de redação e provas discursivas específicas para a área de biblioteconomia, recorrentes, pertinentes e já aplicadas em concursos para bibliotecários

    9.Importantes dicas, comentários e orientações de bibliotecário aprovado em vários concursos para biblioteconomia nas esferas federal, estadual e municipal

  • Conteúdo programático:

    1. Os repositórios digitais
    2. Conteúdos de repositórios digitais: textos, imagens e vídeos
    3. Os repositórios digitais para empresas, universidades, escolas, instituições públicas e outras organizações
    4. Planejamento, políticas e procedimentos para implantação de um repositório digital
    5. Introdução à plataforma DSPACE
    6. A estrutura da plataforma DSPACE
    7. DSPACE: funcionalidades
    8. DSPACE: workflow
    9. DSPACE: interfaces
    10. DSPACE: gestão de conteúdos
    11. DSPACE: metadados
    12. DSPACE: interoperabilidade
    13. O processo de implantação de um repositório digital utilizando o DSPACE
  • Conteúdo programático:
    1. Coleções de fotografias e arquivos iconográficos em museus
    2. Museus de arte, história natural, arqueologia e paleontologia, oceanografia, geologia e outros
    3. A incorporação de coleções de fotografias e iconografias aos museus – a fotografias como objeto de arte, pesquisa, história e informação
    4. Algumas característica e natureza das fotografias e iconografias em museus – exemplo de coleções e fundos fotográficos
    5. Arquivos e coleções de fotografias em museus – informação e documentação a serem gerenciadas e organizadas?
    6. Gestão da informação e documentação em arquivos fotográficos e iconográficos de museus
    7. O tratamento documental de coleções de fotografias e iconografia em museus
    8. Tecnologias da informação aplicadas à gestão de arquivos fotográficos e iconográficos em museus
    9. Os profissionais gestores da informação e documentação fotográfica e iconográfica em museus: formação e competências, saberes e fazeres plurais
  • Conteúdo programático:
    1. Os Arquivos – conceitos introdutórios
    2. Informação e documentação
    3. O documento de arquivo – natureza e procedência
    4. Conarq – Conselho Nacional de Arquivos
    5. Arquivos e formação acadêmica
    6. Arquivos e profissionais gestores: habilidades e competências
    7. Os arquivos, centros de documentação, informação e documentação: características do mercado de trabalho
    8. Arquivos administrativos
    9. Arquivos técnicos de engenharia
    10. Arquivos fotográficos
    11. Arquivos audiovisuais
    12. Arquivos médicos e de saúde
    13. Arquivos históricos e de memória
    14. Arquivos pessoais
    15. Outros arquivos especializados
    16. Informação e documentação em arquivos: tipologias e espécies
    17. Princípios arquivísticos
    18. Gestão documental e fases de gestão
    19. Ciclo de vida dos documentos
    20. Princípios e métodos de classificação de documentos
    21. Planos e códigos de classificação de documentos
    22. Avaliação e seleção de documentos: comissões, políticas e destinação
    23. Protocolos
    24. Descrição arquivística
    25. Preservação e conservação de documentos
    26. Tecnologias aplicadas aos arquivos e gestão documental
    27. GED – Gerenciamento Eletrônico de documentos –
    28. Gestão de arquivos – novos paradigmas, novos fazes e saberes

  • Conteúdo

    1. Informação e documentação: conceitos e características
    2. Gestão do conhecimento
    3. Organizações privadas e a produção de informação
    4. Organizações públicas e a produção da informação
    5. Ambientes e dispositivos de gestão da informação e documentação em instituições e organizações: caracterização
    6. A gestão da informação e documentação nas instituições e organizações: metodologias, políticas e procedimentos
    7. Acesso à informação, produtividade, redução de custos e competitividade
    8. Tecnologias aplicadas à gestão da informação e documentação nas organizações e instituições
    9. GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos - conceituação e requisitos funcionais
    10. GED - dispositivos de captura, armazenamento, indexação, pesquisa, busca e recuperação, segurança da informação
    11. GED tecnologias envolvidas e integrações
    12. ECM/GED, ERM/COLD, EDMS, BMP/Worflow
    13. ERP e CRM
    14. Certificação digital
    15. GED - tendências e oportunidades

    1. Tópicos elementares de biblioteconomia, arquivologia e gestão da informação
    2. Informação e documentação: características e tendências
    3. Dispositivos e serviços de informação e documentação
    4. Bibliotecas: informação e documentação
    5. Bibliotecas escolares
    6. Bibliotecas universitárias
    7. Bibliotecas públicas
    8. Bibliotecas especializadas
    9. Centros de pesquisa
    10. Arquivos: informação e documentação
    11. Centros de documentação
    12. Informação e documentação textual escrita impressa e digital
    13. Informação e documentação audiovisual
    14. Tópicos de gestão da informação, documentação e do conhecimento
    15. Governança estratégica e corporativa da informação e documentação
    16. Informação e educação
    17. Informação e documentação técnica de engenharia
    18. Mercado de trabalho e gestão da informação, documentação e do conhecimento
    19. Competências e habilidades profissionais
    20. Tópicos essenciais em governança de tecnologias da informação: gerenciamento eletrônico de documentos, sistemas de recuperação da informação, avaliação e seleção de software
    21. Gestão de informação e documentação – saberes e fazeres plurais para assistentes, técnicos e auxiliares de biblioteca e arquivos
  • Conteúdo programático: 
    1 – Informação e documentação Iconográficas: tipologia e características 
    2 – Documentação iconográfica em bibliotecas, museus, arquivos e centros de documentação 
    3 – Documentação iconográfica – profissionais, competências e habilidades: arquivistas, bibliotecários, museólogos e outros profissionais da informação 
    4 – Documentação iconográfica: aspectos culturais e comerciais do uso da informação 
    5 – Necessidades de informação e documentação iconográfica: perfil dos usuários e pesquisadores 
    6 – A gestão da informação e documentação iconográficas: gerenciamento, organização e análise documentária 
    7 – A pesquisa iconográfica: pesquisa, busca e recuperação da informação e documentação 
    8 – Documentação iconográfica e tecnologias da informação: bancos e bases de dados iconográficos

  • Conteúdo do curso

    1. A informação em conteúdos e objetos multimídia interativos em ambientes digitais e virtuais
    2. Conteúdos interativos e dinâmicos – características e natureza
    3. Informação, virtualidade e interatividade
    4. Características e perfil das necessidades e usos da informação em conteúdos e objetos multimídia interativos em ambientes digitais e virtuais
    5. Dispositivos, bancos e bases de dados de informações em conteúdos e objetos multimídia interativos em ambientes digitais e virtuais
    6. Tipologias e características da informação em conteúdos e objetos multimídia interativos em ambientes digitais e virtuais
    7. Gerenciamento da informação em conteúdos e objetos multimídia interativos em ambientes digitais e virtuais
    8. Os profissionais gestores informação em conteúdos e objetos multimídia interativos em ambientes digitais e virtuais: formação, competências e atividades profissionais
    9. O mercado produtor e gestor informação em conteúdos e objetos multimídia interativos em ambientes digitais e virtuais: oportunidades e desafios
    10. A Ciência da informação, gestão da informação e os conteúdos e objetos multimídia interativos em ambientes digitais e virtuais: diálogos e contribuições
  • 1) A ciência da informação, comunicações, artes e imagens:
    diálogos e interações

    2) Os profissionais gestores da informação: bibliotecários,
    arquivistas, museólogos e gestores de informação

    3) O perfil do mercado em comunicações, artes e imagens:
    produção, armazenamento, usos e recuperação da informação

    4) O que os profissionais gestores de informação podem agregar e
    proporcionar ao mercado de comunicações e artes

    5) Características e especificidades da informação e
    documentação em comunicações, artes e imagens

    6) Qual o perfil dos profissionais gestores de informação que o
    mercado em comunicações, artes e imagens procura?

    7) A formação acadêmica dos profissionais gestores de informação
    em comunicações, artes e imagens: uma formação plural indispensável

    8) Competências e habilidades específic as: quais são e como
    construí-las

    9) Princípios de gestão da informação nas imagens

    10) Decifra-me ou Devoro-te: Ciência da Informação reconstruída
    para atender às novas demandas mercadológicas em comunicação, artes e imagens - Relato de Experiência profissional


  • Como gerenciar todo o fluxo de produção de informação,
    objetivando a sua pesquisa, busca e recuperação nas empresas de jornalismo. O
    curso tem como objetivo desenvolver competências para a gestão da informação em
    ambientes jornalísticos    

    1 Jornalismo e informação

    2 Informação jornalística: natureza e tipologia

    3 Empresas jornalísticas e produtores de informação

    4 Clientes e usuários da informação jornalística

    5 Centros de documentação (CEDOC), Serviços de Informação e
    Bancos de Dados em Jornalismo

    6 Gestão da Informação jornalística: metodologias e
    procedimentos

    7 O profissional gestor da informação jornalística:
    competências, habilidades e perfil

    8 Jornalismo: informação em imagens e audiovisual

    9 Jornalismo: informação textual escrita

    10 Tecnologias aplicadas à gestão da informação jornalística

    11 Ciência da Informação e Jornalismo – diálogos, interações e
    perspectivas


  • Conteúdo programático: 1 – Imagens Fotográficas e Informação 2 – Princípios de Gestão da Informação em Imagens Fotográficas 3 – A Eficiência nos Processos de Pesquisa, Busca e Recuperação de Informação em Imagens Fotográficas 4 – Imagens Fotográficas: indexação e políticas de indexação 5 – Como indexar imagens fotográficas: o que ler, analisar e descrever 6 – Exercícios aplicados de indexação de fotografia I 7 – Exercícios aplicados de indexação de fotografia II 8 – A influência da legenda na indexação de fotografias 9 – A Pratica da Indexação de Imagens Fotográficas: Exercícios Aplicados
  • Conteúdo Programático: 1 Conhecendo os bancos de imagens fotográficas 2 Criando um banco de imagens fotográficas 3 Implementando e implantando um banco de imagens fotográficas 3.1 Gerenciando imagens fotográficas em um banco de imagens: aspectos da análise documentária da informação 4 Avaliando bancos de imagens fotográficas na internet: eficiência e eficácia nos processos de pesquisa, busca e recuperação da informação 4.1 Roteiro de avaliação: interfaces, funcionalidades e padrões de desempenho dos bancos de imagens fotográficas 4.2 Bancos de imagens: Getty Images, Latinstock, Sambaphotos, TerraBrasil Imagens, Google Imagens, Reuters Pictures 5 Avaliando a eficiência e eficácia de tecnologias aplicadas à gestão da informação em banco de imagens fotográficas: conhecendo alguns softwares 5.1 Softwares: Fotostation, Lightroom e outros 5.2 Roteiro de avaliação: requisitos operacionais e padrões de desempenhos
  • Conteúdo programático:
    1. A importância da expressão fotográfica e dos aspectos morfológicos das imagens nos processos de análise documentária das imagens: a indexação, a recuperação da informação fotográfica e as necessidades de usuários e clientes em arquivos e bancos de imagens
    2. Os elementos de informação nas expressões fotográficas e nos aspectos morfológicos das imagens.
    3. Enquadramentos, ângulos, posições de câmeras, efeitos especiais, tempo de exposição, luminosidade e demais aspectos técnicos de produção e geração da informação fotográfica
    4. Exercício aplicados de análise, leitura e identificação de expressões fotográficas e aspectos morfológicos nas imagens fotográficas


  • Conteúdo Programático:
    1. Vocabulário controlado e tesauros para imagens
    2. A importância do controle de linguagem para a gestão da informação em imagens
    3. Características e especificidades de um vocabulário controlado para imagens
    4. Vocabulário controlado I: criação, políticas e desenvolvimento
    5. Vocabulário controlado II: plano de estruturação
    6. Vocabulário controlado III: construindo e utilizando linguagens
    7. Vocabulário controlado IV: a origem dos léxicos, o diálogo com as imagens e as necessidades de usuários e clientes
    8. Vocabulário controlado V: atividade prática de construção
    9. Atividades de aplicação do vocabulário em processos de indexação, pesquisa, busca e recuperação de imagens

  • Conteúdo Programático:
    1 O audiovisual na sociedade
    2 Sobre os conceitos de informação e documentação audiovisuais
    3 O mercado de trabalho para os profissionais gestores de informação e documentação audiovisuais: arquivos, bibliotecas e CEDOC
    4 Diversidades e características da linguagem audiovisual: visual, sonora, híbrida e hipermídia
    5 Linguagem Audiovisual versus Linguagem escrita/textual: diferenças e especificidades
    6 Polissemias e produção de sentidos na informação audiovisual
    7 As imagens em movimento: filmes cinematográficos (ficção e não ficção) e programas de TV
    8 A dimensão sonora da informação audiovisual
    9 Fundamentos da análise documentária da informação e documentação audiovisuais
    10 Noções de tratamento da informação audiovisual I: catalogação
    11 Noções de tratamento da informação audiovisual II: indexação
    12 Princípios da informação nas mídias digitais interativas: jogos eletrônicos, virtuais e games
    13 O profissional da informação e o audiovisual: novas posturas e atitudes. Construindo competências
    14 Trabalho final
    14.1 Atividade prática I: analisando um de filme de ficção
    14.2 Atividade prática II: analisando um filme documentário
    14.3 Atividade prática III: analisando um Programa de TV

  • Conteúdo Programático: 1- O que é analisar a informação nas imagens em movimento? 2 - Aspectos morfológicos da informação nas imagens em movimento: elementos de cinematografia 3 - Representação documentária nas imagens em movimento: análise indexadora 4 - Imagens em movimento: o resumo 5 - Planos, sequências e cenas 6 - Análise e indexação de um plano: filme cinematográfico 7 - Análise e indexação de uma sequência:filme cinematográfico 8 - Analise e indexação sequência a sequência: telejornal, documentário e programas de TV 9 - Imagens em movimento: curtas-metragens e filmes publicitários 10 - Aspectos para a análise e indexação de um filme inteiro: atividade práticas
  • Conteúdo Programático:
    1)O status do som para as Ciências da Informação e Documentação
    2) Informação, comunicação e narração audiovisual: com a palavra, o som
    3) Fundamentos da percepção da informação sonora
    4) As formas da informação sonora
    5) Os sentidos da informação sonora
    6) Gestores, dispositivos e unidades de gestão da informação sonora: perspectivas e desafios – competências e habilidades
  • 1. Banco de imagens fotográficas: características e funções

    2. Avaliação e seleção de software para gestão da informação em bancos de imagens fotográficas – padrões e requisitos

    3. Lightroom – software para gestão da informação em bancos de imagens fotográficas

    4. Conhecendo as funcionalidades do Lightroom I: tratamento técnico da informação fotográfica

    5. Conhecendo as funcionalidades do Lightroom II: pesquisa, busca e recuperação da informação



  • Conteúdo programático 
     1 A pesquisa iconográfica 
    2 Onde encontrar imagens fotográficas: bancos de imagens na internet 
    3 Imagens fotográficas: direito controlado, royalty-free e low-budget 
    4 Bancos de imagens comerciais: procedimentos e métodos de pesquisa, busca e recuperação da informação fotográfica 
    5 Bancos de imagens livres e gratuitas: procedimentos e métodos de pesquisa, busca e recuperação da informação fotográfica

  • Conteúdo programático:

    1 - Banco de imagens e arquivos fotográficos: características e funções

    2 - Avaliação e seleção de software para gestão da informação em bancos de imagens e arquivos fotográficos – padrões e requisitos

    3 – Ligthroom: software proprietário e comercial

    4 - Lightroom – software para gestão da informação em bancos de imagens e arquivos fotográficos

    5 - Conhecendo as funcionalidades do Lightroom I: tratamento técnico da informação fotográfica

    6 - Conhecendo as funcionalidades do Lightroom II: pesquisa, busca e recuperação da informação

    7 - Outras funcionalidades do Lightroom

    8 XNview Software Livre e gratuito

    9 - Organização e acesso às coleções de imagens fotográficas no XNview
    11 - Catalogação e indexação de imagens fotográficas no XNview
    12 - Pesquisa, busca e recuperação de imagens fotográficas no XNview
    13 - Visualização de imagens fotográficas no XNview
    14 - Tratamento e edição de imagens fotográficas no XNview
    15 - Manutenção e armazenamento de imagens fotográficas no XNview

  • Conteúdo programático: iotecas Digitais: princípios e fundamentos (60h) Biblioteca digital: conceitos e definições Bibliotecas virtuais: conceitos e definições Vantagens e benefícios de uma biblioteca digital Tipologia e variedade de bibliotecas digitais Criação e elaboração de projetos para bibliotecas digitais Desenvolvimento, fases e etapas da elaboração do projeto Infraestrutura e recursos necessários para implantação Aspectos tecnológicos para bibliotecas digitais Softwares livres, comerciais e proprietários Banco de dados para bibliotecas digitais Arquitetura da informação e interfaces para bibliotecas digitais Gerenciamento de conteúdos e informações digitais Comunicação e marketing para bibliotecas digitais Website para bibliotecas digitais – aspectos gerais Usos, acessos, navegação e interação de clientes e usuários em bibliotecas digitais – aspectos gerais Profissionais gestores de bibliotecas digitais Exemplos de bibliotecas digitais
  • Conteúdo programátco:
    A estrutura do gerenciamento de projetos I – aspectos gerais e introdutórios
    A estrutura do gerenciamento de projetos II – ciclo de vida e organização de projetos
    Processos de gerenciamento de projetos
    Informação e documentação de natureza arquivística I – aspectos gerais, características e tipologias da documentação administrativa
    Gerenciamento e planejamento de projetos arquivísticos para documentação administrativa
    Áreas de conhecimento em gerenciamentos de projetos aplicados à arquivística - documentação administrativa
    O gerenciamento de integração do projeto arquivístico - documentação administrativa
    Gerenciamento do escopo do projeto arquivístico - documentação administrativa
    Gerenciamento do tempo de um projeto arquivístico - documentação administrativa
    Gerenciamento de custos do projeto arquivístico - documentação administrativa
    Gerenciamento da qualidade do projeto arquivístico - documentação administrativa
    Gerenciamento de recursos humanos de um projeto arquivístico - documentação administrativa
    Gerenciamento da comunicação de um projeto arquivístico - documentação administrativa
    Gerenciamento de riscos de um projeto arquivístico - documentação administrativa
    Gerenciamento de aquisições de um projeto arquivístico - documentação administrativa
    Desmobilização, conclusão e encerramento de projetos e contratos arquivísticos - documentação administrativa
  • Conteúdo programático:
    A estrutura do gerenciamento de projetos I – aspectos gerais e introdutórios
    A estrutura do gerenciamento de projetos II – ciclo de vida e organização de projetos
    Processos de gerenciamento de projetos
    Informação e documentação técnicas de engenharia e industrial – aspectos gerais, características e tipologias
    Gerenciamento e planejamento de projetos para informação e documentação técnicas de engenharia e industrial
    Áreas de conhecimento em gerenciamentos de projetos aplicados à informação e documentação técnicas de engenharia e industrial
    O gerenciamento de integração do projeto para informação e documentação técnicas de engenharia e industrial
    Gerenciamento do escopo do projeto para informação e documentação técnicas de engenharia e industrial
    Gerenciamento do tempo de um projeto para informação e documentação técnicas de engenharia e industrial
    Gerenciamento de custos do projeto para informação e documentação técnicas de engenharia e industrial
    Gerenciamento da qualidade do projeto para informação e documentação técnicas de engenharia e industrial
    Gerenciamento de recursos humanos de um projeto para informação e documentação técnicas de engenharia e industrial
    Gerenciamento da comunicação de um projeto para informação e documentação técnicas de engenharia e industrial
    Gerenciamento de riscos de um projeto para informação e documentação técnicas de engenharia e industrial
    Gerenciamento de aquisições de um projeto para informação e documentação técnicas de engenharia e industrial
    Desmobilização, conclusão e encerramento de projetos e contratos para informação e documentação técnicas de engenharia e industrial
  • Conteúdo programático:
    A estrutura do gerenciamento de projetos I – aspectos gerais e introdutórios
    A estrutura do gerenciamento de projetos II – ciclo de vida e organização de projetos
    Processos de gerenciamento de projetos
    Bibliotecas e serviços de informação - Projetos
    Gerenciamento e planejamento de projetos para bibliotecas e serviços de informação – natureza, características e especificidades
    Áreas de conhecimento em gerenciamentos de projetos aplicados a bibliotecas e serviços de informação
    O gerenciamento de integração do projeto para bibliotecas e serviços de informação
    8Gerenciamento do escopo do projeto para bibliotecas e serviços de informação
    Gerenciamento do tempo de um projeto para bibliotecas e serviços de informação
    Gerenciamento de custos do projeto para bibliotecas e serviços de informação
    Gerenciamento da qualidade do projeto para bibliotecas e serviços de informação
    Gerenciamento de recursos humanos de um projeto para bibliotecas e serviços de informação
    Gerenciamento da comunicação de um projeto para bibliotecas e serviços de informação
    Gerenciamento de riscos de um projeto para bibliotecas e serviços de informação
    Gerenciamento de aquisições de um projeto para bibliotecas e serviços de informação
    Desmobilização, conclusão e encerramento de projetos e contratos para bibliotecas e serviços de informação
  • Conteúdo do curso
    Arquivos fotográficos e bancos de imagens – aspectos gerais
    Imagens fotográficas: informação e documento – aspectos gerais
    Tipologia das imagens fotográficas – aspectos gerais
    A estrutura do gerenciamento de projetos I – aspectos gerais e introdutórios
    A estrutura do gerenciamento de projetos II – ciclo de vida e organização de projetos
    Processos de gerenciamento de projetos
    Áreas de conhecimento em gerenciamentos de projetos aplicados aos arquivos fotográficos e bancos de imagens
    O gerenciamento de integração do projeto para arquivos fotográficos e bancos de imagens
    Gerenciamento do escopo do projeto para arquivos fotográficos e bancos de imagens
    Gerenciamento do tempo de um projeto para arquivos fotográficos e bancos de imagens
    Gerenciamento de custos do projeto para arquivos fotográficos e bancos de imagens
    Gerenciamento da qualidade do projeto para arquivos fotográficos e bancos de imagens
    Gerenciamento de recursos humanos para arquivos fotográficos e bancos de imagens
    Gerenciamento da comunicação de um projeto para arquivos fotográficos e bancos de imagens
    Gerenciamento de riscos de um projeto para arquivos fotográficos e bancos de imagens
    Gerenciamento de aquisições de um projeto para arquivos fotográficos e bancos de imagens
    Desmobilização, conclusão e encerramento de projetos e contratos para arquivos fotográficos e bancos de imagens
  • Para validar o código do certificado:
    digite os dados que constam no rodapé do documento, para que seja verificado e validado na ferramenta "Validar o certificado" que encontra-se no lado direito da sala.
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  • Ronni Oliveira – Consultor,coordenador e gestor de bancos e arquivos de imagens. Gestor de informação edocumentação. Coordenador técnico do Projeto Informação Audiovisual. Já desenvolveu e coordenou projetos de criação, implementaçãoe reestruturação de arquivos e bancos de imagens em âmbito nacional einternacional (Getty Images Latin America, Stockphotos/Latinstock, Sambaphotos,Prato Imagens, Jornal Folha de S. Paulo, UNINOVE. Já ministrou curso, palestrase treinamento em várias instituições pelo Brasil: UFMG, UFF, UFPB, UFC, UFG, UFRGS,UFBA, Arquivo da TV RECORD, etc. É gestor de documentação em Arquivo Técnico daPetrobras/JPTE. Autor de livros pela editora Scipione/Abril Educação e do livro“Fundamentos da gestão da informação em imagens para arquivistas,bibliotecários, museólogos e outros profissionais da informação”.

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