• Conteúdo do curso:
    Brinquedotecas e ludotecas: definições e origens
    Brinquedotecas: características, objetivos, tipos e funções
    Classificação dos brinquedos e as faixas etárias
    As brinquedotecas nos ambientes das bibliotecas
    Formação de bibliotecários e brinquedistas
    Brinquedotecas: muito além de uma sala com brinquedos – diálogos entre conhecimento, informação, aprendizagem, brincadeira
    Brinquedoteca: planejamento e organização
    Catalogação de brinquedos – métodos e procedimentos
    Brinquedos, brincadeira e sua função no desenvolvimento
    Brinquedoteca: o espaço do lúdico
    Brinquedoteca para crianças e idosos – diálogos intergeracionais
    Algumas considerações sobre o brinquedo, a brincadeira, o lúdico e o jogo

  • Gestão e planejamento de projetos para bibliotecas

    1. Conceito e definição de projeto
    2. Gerenciamento de projetos: PMI e PMBOK
    3. As áreas de gerenciamento de um projeto
    4. Planejamento de projetos
    5. Gestão e planejamento de projetos para Bibliotecas
    6. Diagnóstico organizacional em Bibliotecas
    7. Etapas de elaboração do projeto para bibliotecas
    8. A fase de iniciação
    9. Planejamento: escopo e cronograma
    10. Planejamento: custos
    11. A fase de execução
    12. Monitoramento e controle
    13. A fase de encerramento
    14. Roteiro para apresentação de projetos
    15. Resumo das áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos
  • Conteúdo programático:
    1. O conceito de biblioteca escolar – novos paradigmas
    2. Bibliotecas escolares em instituições privadas
    3. Bibliotecas escolares em instituições públicas
    4. Produzindo sentidos e significados nas bibliotecas escolares – (re)significação plurissignificação
    5. Informação, conhecimento e educação
    6. A biblioteca escolar interativa: conceitos e definições
    7. Bibliotecas escolares: do discurso utilitário ao estético-criativo
    8. O papel do bibliotecário
    9. Estudantes e alunos – protagonistas culturais
    10. Professores, educadores, diretores e todos os funcionários de apoio administrativo
    11. Auxiliares de biblioteca
    12. Os pais
    13. Biblioteca escolar e planejamento educacional e pedagógico
    14. Os processos de gestão de bibliotecas escolares
    15. Gestão da informação na biblioteca escolar
    16. Livros digitais e impressos
    17. Livros de literatura, didáticos e paradidáticos
    18. Revistas: histórias em quadrinhos (HQ)
    19. Recursos audiovisuais e sonoros: filmes, desenhos animados, imagens, música e outros recursos
    20. Jogos eletrônicos e digitais na biblioteca escolar
    21. Brinquedos e outros objetos tridimensionais
    22. Internet, redes sociais e bibliotecas escolares – desafios e vanguarda informacional e comunicacional
    23. Bibliotecas escolares e a nova ordem informacional na sociedade digital e interativa
    24. Infraestrutura e espaço físico – design e arquitetura
    25. A produção de conhecimento na biblioteca escolar: protagonismo, mediação cultural, autonomia e expressão de criação
    26. Bibliotecas escolares: novos saberes e fazeres
  • Conteúdo programático: Os livros Livros impressos Livros digitais e eletrônicos O mercado editorial O autor O editor – quem é esse profissional O bibliotecário Como ser um produtor editorial ou editor As editoras As livrarias As bibliotecas Os leitores Produção editorial: conceitos e definições O processo de produção editorial Os originais – primeira versão de um livro As etapas de produção editorial Produção editorial I Produção editorial II Produção editorial III ISBN, Biblioteca nacional e depósito legal Design editorial Mercadologia e marketing editorial Livros infantis – as especificidades da produção editorial para crianças Contratos editoriais Para quem quer escrever e publicar um livro...
  • Conteúdo programático:
    1. Os livros: origens e breve histórico
    2. Os livros: biblioteconomia e produção editorial
    3. Biblioteconomia, produção editorial, editores e bibliotecários: diálogos e interfaces
    4. A biblioteconomia e a produção editorial do livro
    5. O bibliotecário é um profissional do livro? Amplitudes, limitações e pluralidades de saberes e fazeres profissionais
    6. O que é ser um editor?
    7. O que é um bibliotecário editor?
    8. O bibliotecário está preparado coordenar a produção editorial?
    9. O bibliotecário-editor: o perfil de uma formação necessária
    10. Fundamentos da produção editorial
    11. Introdução ao mercado editorial
    12. As editoras: aspectos administrativos e organizacionais
    13. Segmentos editoriais
    14. Fundamentos do fluxo de trabalho editorial
    15. Produção editorial I: seleção, preparação e edição de textos
    16. Produção editorial II: edição de arte
    17. Produção editorial III: design editorial
    18. Produção editorial IV: produção gráfica
    19. Fundamentos da infografia editorial
    20. Iconografia: as imagens na produção editorial
    21. Marketing editorial
    22. Negócios e indústria editorial: venda e distribuição de livros
    23. Livros digitais, eletrônicos, virtuais e interativos
    24. O bibliotecário-editor: competências, habilidades e atitudes

  • Conteúdo programático

    1 A literatura infanto-juvenil: breve histórico

    2 O livro infanto-juvenil: estudantes, crianças, professores, bibliotecários e editores

    3 O livro infanto-juvenil nos dispositivos de informação e cultura: bibliotecas infantis, escolares e públicas

    4 Protagonistas culturais e mediadores – bibliotecários, professores e estudantes

    5 Livro e literatura infanto-juvenil: discurso estético versus utilitário

    6 Aspectos gráfico-editoriais dos livros infanto-juvenis

    7 A prática da análise e seleção de livros infanto-juvenis – estudos aplicados

    8 Aspectos da mediação cultural com livros infanto-juvenis nas bibliotecas

    9 Trabalho prático de análise de um livro infanto-juvenil

  • Conteúdo programático:

    1 Bibliotecas interativas: conceitos e definições
    2 O protagonismo cultural e a apropriação cultural na biblioteca interativa
    3 Os protagonistas e culturais: crianças e estudantes
    4 Os mediadores culturais: bibliotecários e professores
    5 Biblioteca interativa: as características e construção do espaço físico
    6 Objeto Novo: os livros infanto-juvenis na biblioteca interativa – olhar de descoberta
    7 Objeto Novo: cinema e filmes na biblioteca – interagir e gostar
    8 Mediações e práticas culturais dialógicas com crianças em bibliotecas interativas infantis. Escolares e pública – fazer  brilhar o sol ou fazer a criança sentir, interagir e criar


(x)

Admin Shortcut keys

Ctrl+Shift+K : Shortcut Details Esc : Return to Moodle
Ctrl+Shift+B : Manage Blocks Ctrl+Shift+M : Manage Activities
Ctrl+Shift+F : Manage Filters Ctrl+Shift+A : Manage Authentication
Ctrl+Shift+S : Schedule calendar Ctrl+Shift+C : Add/Edit Courses
Ctrl+Shift+E : Edit Mode toggle Ctrl+Shift+M : Notifications
Ctrl+Shift+L : Live Logs Ctrl+Shift+U : Browse Users
Ctrl+Shift+H : Moodle Homepage Ctrl+Shift+D : Logout