• Conteúdo do curso:
    Brinquedotecas e ludotecas: definições e origens
    Brinquedotecas: características, objetivos, tipos e funções
    Classificação dos brinquedos e as faixas etárias
    As brinquedotecas nos ambientes das bibliotecas
    Formação de bibliotecários e brinquedistas
    Brinquedotecas: muito além de uma sala com brinquedos – diálogos entre conhecimento, informação, aprendizagem, brincadeira
    Brinquedoteca: planejamento e organização
    Catalogação de brinquedos – métodos e procedimentos
    Brinquedos, brincadeira e sua função no desenvolvimento
    Brinquedoteca: o espaço do lúdico
    Brinquedoteca para crianças e idosos – diálogos intergeracionais
    Algumas considerações sobre o brinquedo, a brincadeira, o lúdico e o jogo

  • Gestão de projetos para bibliotecas

    1. Conceito e definição de projeto
    2. Gerenciamento de projetos: PMI e PMBOK
    3. As áreas de gerenciamento de um projeto
    4. Planejamento de projetos
    5. Gestão e planejamento de projetos para Bibliotecas
    6. Diagnóstico organizacional em Bibliotecas
    7. Etapas de elaboração do projeto para bibliotecas
    8. A fase de iniciação
    9. Planejamento: escopo e cronograma
    10. Planejamento: custos
    11. Captação de recursos, elaboração e análise de viabilidade econômica de projetos
    12. A fase de execução
    13. Monitoramento e controle
    14. A fase de encerramento
    15. Roteiro para apresentação de projetos
    16. Resumo das áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos
  • Conteúdo programático:
    1. O conceito de biblioteca escolar – novos paradigmas
    2. Bibliotecas escolares em instituições privadas
    3. Bibliotecas escolares em instituições públicas
    4. Produzindo sentidos e significados nas bibliotecas escolares – (re)significação plurissignificação
    5. Informação, conhecimento e educação
    6. A biblioteca escolar interativa: conceitos e definições
    7. Bibliotecas escolares: do discurso utilitário ao estético-criativo
    8. O papel do bibliotecário
    9. Estudantes e alunos – protagonistas culturais
    10. Professores, educadores, diretores e todos os funcionários de apoio administrativo
    11. Auxiliares de biblioteca
    12. Os pais
    13. Biblioteca escolar e planejamento educacional e pedagógico
    14. Os processos de gestão de bibliotecas escolares
    15. Gestão da informação na biblioteca escolar
    16. Livros digitais e impressos
    17. Livros de literatura, didáticos e paradidáticos
    18. Revistas: histórias em quadrinhos (HQ)
    19. Recursos audiovisuais e sonoros: filmes, desenhos animados, imagens, música e outros recursos
    20. Jogos eletrônicos e digitais na biblioteca escolar
    21. Brinquedos e outros objetos tridimensionais
    22. Internet, redes sociais e bibliotecas escolares – desafios e vanguarda informacional e comunicacional
    23. Bibliotecas escolares e a nova ordem informacional na sociedade digital e interativa
    24. Infraestrutura e espaço físico – design e arquitetura
    25. A produção de conhecimento na biblioteca escolar: protagonismo, mediação cultural, autonomia e expressão de criação
    26. Bibliotecas escolares: novos saberes e fazeres
  • Conteúdo programático: Os livros Livros impressos Livros digitais e eletrônicos O mercado editorial O autor O editor – quem é esse profissional O bibliotecário Como ser um produtor editorial ou editor As editoras As livrarias As bibliotecas Os leitores Produção editorial: conceitos e definições O processo de produção editorial Os originais – primeira versão de um livro As etapas de produção editorial Produção editorial I Produção editorial II Produção editorial III ISBN, Biblioteca nacional e depósito legal Design editorial Mercadologia e marketing editorial Livros infantis – as especificidades da produção editorial para crianças Contratos editoriais Para quem quer escrever e publicar um livro...

  • CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

    1. Ciência da Informação, Biblioteconomia, Ciência de Dados e Mineração de Dados
    2. O bibliotecário e a Ciência de Dados
    3. Conceitos fundamentais em Ciência de Dados
    4. Conceitos fundamentais de Mineração de Dados
    5. Ciência da Informação e dados
    6. Biblioteconomia e dados
    7. O conceito de dados
    8. Ciência de dados e tomada de decisão orientada por dados
    9. Ciência de dados e dados como um ativo estratégico em informação
    10. Conceitos fundamentais de Big Data
    11. Mineração de Dados (Data Mining) e Ciência de dados (Data Science)
    12. Processos de Mineração de dados
    13. Ciência de dados para negócios
    14. Ciência de dados para as bibliotecas e Serviços de Informação
    15. Ciência de dados, Mineração de dados e informação estratégica e competitiva
    16. Ciência de dados e dados científicos
    17. Dados de pesquisas científicas e repositórios
    18. Tecnologias e Ciência de dados
    19. Cientistas de dados e bibliotecários: competência e habilidades

  • Conteúdo programático

    1 A literatura infanto-juvenil: breve histórico

    2 O livro infanto-juvenil: estudantes, crianças, professores, bibliotecários e editores

    3 O livro infanto-juvenil nos dispositivos de informação e cultura: bibliotecas infantis, escolares e públicas

    4 Protagonistas culturais e mediadores – bibliotecários, professores e estudantes

    5 Livro e literatura infanto-juvenil: discurso estético versus utilitário

    6 Aspectos gráfico-editoriais dos livros infanto-juvenis

    7 A prática da análise e seleção de livros infanto-juvenis – estudos aplicados

    8 Aspectos da mediação cultural com livros infanto-juvenis nas bibliotecas

    9 Trabalho prático de análise de um livro infanto-juvenil

  • Conteúdo programático:

    1 Bibliotecas interativas: conceitos e definições
    2 O protagonismo cultural e a apropriação cultural na biblioteca interativa
    3 Os protagonistas e culturais: crianças e estudantes
    4 Os mediadores culturais: bibliotecários e professores
    5 Biblioteca interativa: as características e construção do espaço físico
    6 Objeto Novo: os livros infanto-juvenis na biblioteca interativa – olhar de descoberta
    7 Objeto Novo: cinema e filmes na biblioteca – interagir e gostar
    8 Mediações e práticas culturais dialógicas com crianças em bibliotecas interativas infantis. Escolares e pública – fazer  brilhar o sol ou fazer a criança sentir, interagir e criar


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