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RELAÇÃO DE CURSOS DISPONÍVEIS
Matrículas e informações enviar e-mail para: cursos@informacaoaudiovisual.com.br
1. Bibliotecas digitais: fundamentos e princípios - 60h
2. Como implantar um repositório digital utilizando o DSPACE: aspectos introdutórios - 60h
3. Gestão de Documentos, Informações e Arquivos - fundamentos - 60h
4. GED - Gerenciamento eletrônico de Documentos – fundamentos e princípios 60h
5. Planejamento e elaboração de projetos para Bibliotecas - 30h
6. Gestão da Informação e Documentação em emissoras de TV - 60h
7. Bancos de imagens e Arquivos fotográficos em empresas jornalísticas - 60h
8. A prática da indexação de imagens fotográficas - 60h
9. Planejamento e elaboração de projetos para arquivos fotográficos e bancos de imagens- 60h
10. Indexação de imagens em movimento e audiovisuais - 60h
11. Fundamentos da informação e documentação audiovisuais - 60h
12. Fundamentos da construção de vocabulários controlados para imagens - 60h
13. Gestão e organização de arquivos fotográficos - 60h
14. Bancos de imagens fotográficas: gestão da informação em imagens - 60h
15. Informatização e automação de arquivos fotográficos e bancos de imagens - 60h
16. Fundamentos da Informação Sonora - 60h
17. Gestor de Informação e Documentação em imagens: formação, competências e práticas profissionais - 30h
18. Bibliotecas Escolares: saberes e fazeres - 60h
19. Gestão de Bibliotecas Universitárias: planejamento e processos gerenciais - 80h
20. Bibliotecas universitárias: instrumentos e indicadores de avaliação do MEC - 80h
21. Arquivos Técnicos de Engenharia - 60h
22. GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos Técnicos de Engenharia - 60h
23. Informação e Documentação Técnica de Engenharia - 60h
24. Literatura infantil: teoria e prática - 60h
25. Produção editorial: fundamentos da editoração de livros - 60h
26. Biblioteconomia, Produção editorial e Bibliotecário Editor - fundamentos da editoração de livros - 60h
27. Preservação e conservação de documentos: noções, técnicas e métodos - 60h
28. Gestão da Inovação em Bibliotecas - 60h
29. Expressão fotográfica: elementos de transformação do processo de leitura e análise documentária da informação fotográfica (30h)
Dúvidas referente a teoria e exercícios: cursos@informacaoaudiovisual.com.br
Certificados: cursos@informacaoaudiovisual.com.br
- Em nossos cursos, você organizará o seu horário de estudos, de acordo com a sua disponibilidade e necessidade. Contará com apoio didático teórico leve e algumas atividades ou exercícios aplicados para efetivação do aprendizado. Os exercícios serão avaliados pelo professor e, ao final, você receberá a menção de aprovado ou insuficiente, com nota de 0 a 10, que constará do seu certificado. O material didático é constituído por slides, textos teóricos, artigos de apoio e outros recursos complementares, quando houver necessidade (você pode baixar em seu computador o material, para que possa montar sua apostila e estudar no melhor momento). Ao finalizar seu curso, você receberá o certificado (informe-nos por e-mail a conclusão de todas as atividades e também solicite o seu certificado para a nossa equipe de apoio). Email: cursos@informacaoaudiovisual.com.br
. - Sobre receber versão digital ou impressa e validação do certificado
- Instituições de Ensino Superior (IES) e Bibliotecas Universitárias
- As bibliotecas Universitárias e avaliações institucionais
- MEC/INEP: processos regulatórios de avaliação do ensino superior: decretos, portarias e instruções
- Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES
- Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES
- Sistema E-MEC
- Biblioteca Universitária: instrumentos e indicadores de avaliação do MEC
- Instrumentos de avaliação institucional: credenciamento e recredenciamento
- Instrumentos de avaliação de cursos: autorização
- Instrumentos de avaliação de cursos: reconhecimento e renovação de reconhecimento
- Mudanças, novos instrumentos, indicadores e novas portarias de avaliação do MEC/INEP para as bibliotecas universitárias das IES
- Os indicadores de avaliação específicos da Biblioteca Universitária
- Bibliografia básica
- Bibliografia complementar
- Acervo de periódicos
- Aspectos da infraestrutura da Biblioteca Universitária
- Documentos para avaliação de cursos
- Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)
- Projeto Pedagógico Institucioinal (PPI)
- Projeto Pedagógico de Curso (PPC)
- O papel do bibliotecário e a sua preparação para as avaliações do MEC/INEP nas bibliotecas das IES
- Bibliotecas Universitárias e avaliação do MEC: acervos digitais, bibliotecas digitais e cursos EAD
- Indicadores de avaliação MEC/INEP: recursos de inovação e planos de contingência
- Resumo e roteiro dos indicadores de avaliação do MEC/INEP para as bibliotecas das IES
Conteúdo programático:
- Os livros: origens e breve histórico
- Os livros: biblioteconomia e produção editorial
- Biblioteconomia, produção editorial, editores e bibliotecários: diálogos e interfaces
- A biblioteconomia e a produção editorial do livro
- O bibliotecário e a construção do objeto-livro
- O que é ser um editor?
- O que é um bibliotecário editor?
- O bibliotecário está preparado coordenar a produção editorial?
- O bibliotecário-editor: o perfil de uma formação necessária
- Fundamentos da produção editorial
- Introdução ao mercado editorial
- As editoras: aspectos administrativos e organizacionais
- Segmentos editoriais
- Fundamentos do fluxo de trabalho editorial
- Produção editorial I: seleção, preparação e edição de textos
- Produção editorial II: edição de arte
- Produção editorial III: design editorial
- Produção editorial IV: produção gráfica
- Fundamentos da infografia editorial
- Iconografia: as imagens na produção editorial
- Marketing editorial
- Negócios e indústria editorial: venda e distribuição de livros
- Livros digitais, eletrônicos, virtuais e interativos
- A indústria editorial e o mercado de trabalho para bibliotecários
- O bibliotecário-editor: competências, habilidades e atitudes
- A construção do Bibliotecário-Editor para o mercado editorial
- Instituições de Ensino Superior (IES) e Bibliotecas Universitárias
- As bibliotecas Universitárias e avaliações institucionais
- MEC/INEP: processos regulatórios de avaliação do ensino superior: decretos, portarias e instruções
- Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES
- Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES
- Sistema E-MEC
- Biblioteca Universitária: instrumentos e indicadores de avaliação do MEC
- Instrumentos de avaliação institucional: credenciamento e recredenciamento
- Instrumentos de avaliação de cursos: autorização
- Instrumentos de avaliação de cursos: reconhecimento e renovação de reconhecimento
- Mudanças, novos instrumentos, indicadores e novas portarias de avaliação do MEC/INEP para as bibliotecas universitárias das IES
- Os indicadores de avaliação específicos da Biblioteca Universitária
- Bibliografia básica
- Bibliografia complementar
- Acervo de periódicos
- Aspectos da infraestrutura da Biblioteca Universitária
- Documentos para avaliação de cursos
- Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)
- Projeto Pedagógico Institucioinal (PPI)
- Projeto Pedagógico de Curso (PPC)
- O papel do bibliotecário e a sua preparação para as avaliações do MEC/INEP nas bibliotecas das IES
- Bibliotecas Universitárias e avaliação do MEC: acervos digitais, bibliotecas digitais e cursos EAD
- Indicadores de avaliação MEC/INEP: recursos de inovação e planos de contingência
- Resumo e roteiro dos indicadores de avaliação do MEC/INEP para as bibliotecas das IES
Conteúdo do curso:
Brinquedotecas e ludotecas: definições e origens
Brinquedotecas: características, objetivos, tipos e funções
Classificação dos brinquedos e as faixas etárias
As brinquedotecas nos ambientes das bibliotecas
Formação de bibliotecários e brinquedistas
Brinquedotecas: muito além de uma sala com brinquedos – diálogos entre conhecimento, informação, aprendizagem, brincadeira
Brinquedoteca: planejamento e organização
Catalogação de brinquedos – métodos e procedimentos
Brinquedos, brincadeira e sua função no desenvolvimento
Brinquedoteca: o espaço do lúdico
Brinquedoteca para crianças e idosos – diálogos intergeracionais
Algumas considerações sobre o brinquedo, a brincadeira, o lúdico e o jogo
Gestão de projetos para bibliotecas - Conceito e definição de projeto
- Gerenciamento de projetos: PMI e PMBOK
- As áreas de gerenciamento de um projeto
- Planejamento de projetos
- Gestão e planejamento de projetos para Bibliotecas
- Diagnóstico organizacional em Bibliotecas
- Etapas de elaboração do projeto para bibliotecas
- A fase de iniciação
- Planejamento: escopo e cronograma
- Planejamento: custos
- Captação de recursos, elaboração e análise de viabilidade econômica de projetos
- A fase de execução
- Monitoramento e controle
- A fase de encerramento
- Roteiro para apresentação de projetos
- Resumo das áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos
Conteúdo programático: - O conceito de biblioteca escolar – novos paradigmas
- Bibliotecas escolares em instituições privadas
- Bibliotecas escolares em instituições públicas
- Produzindo sentidos e significados nas bibliotecas escolares – (re)significação plurissignificação
- Informação, conhecimento e educação
- A biblioteca escolar interativa: conceitos e definições
- Bibliotecas escolares: do discurso utilitário ao estético-criativo
- O papel do bibliotecário
- Estudantes e alunos – protagonistas culturais
- Professores, educadores, diretores e todos os funcionários de apoio administrativo
- Auxiliares de biblioteca
- Os pais
- Biblioteca escolar e planejamento educacional e pedagógico
- Os processos de gestão de bibliotecas escolares
- Gestão da informação na biblioteca escolar
- Livros digitais e impressos
- Livros de literatura, didáticos e paradidáticos
- Revistas: histórias em quadrinhos (HQ)
- Recursos audiovisuais e sonoros: filmes, desenhos animados, imagens, música e outros recursos
- Jogos eletrônicos e digitais na biblioteca escolar
- Brinquedos e outros objetos tridimensionais
- Internet, redes sociais e bibliotecas escolares – desafios e vanguarda informacional e comunicacional
- Bibliotecas escolares e a nova ordem informacional na sociedade digital e interativa
- Infraestrutura e espaço físico – design e arquitetura
- A produção de conhecimento na biblioteca escolar: protagonismo, mediação cultural, autonomia e expressão de criação
- Bibliotecas escolares: novos saberes e fazeres
Conteúdo programático: Os livros Livros impressos Livros digitais e eletrônicos O mercado editorial O autor O editor – quem é esse profissional O bibliotecário Como ser um produtor editorial ou editor As editoras As livrarias As bibliotecas Os leitores Produção editorial: conceitos e definições O processo de produção editorial Os originais – primeira versão de um livro As etapas de produção editorial Produção editorial I Produção editorial II Produção editorial III ISBN, Biblioteca nacional e depósito legal Design editorial Mercadologia e marketing editorial Livros infantis – as especificidades da produção editorial para crianças Contratos editoriais Para quem quer escrever e publicar um livro...
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Ciência da Informação, Biblioteconomia, Ciência de Dados e Mineração de Dados
- O bibliotecário e a Ciência de Dados
- Conceitos fundamentais em Ciência de Dados
- Conceitos fundamentais de Mineração de Dados
- Ciência da Informação e dados
- Biblioteconomia e dados
- O conceito de dados
- Ciência de dados e tomada de decisão orientada por dados
- Ciência de dados e dados como um ativo estratégico
- Conceitos fundamentais de Big Data
- Mineração de Dados (Data Mining) e Ciência de dados (Data Science)
- Processos de Mineração de dados
- Ciência de dados para negócios
- Ciência de dados, Mineração de dados e informação estratégica e competitiva
- Ciência de dados e dados científicos
- Dados de pesquisas científicas e repositórios
- Tecnologias e Ciência de dados
- Cientistas de dados e bibliotecários
Conteúdo programático 1 A literatura infanto-juvenil: breve histórico 2 O livro infanto-juvenil: estudantes, crianças, professores, bibliotecários e editores 3 O livro infanto-juvenil nos dispositivos de informação e cultura: bibliotecas infantis, escolares e públicas 4 Protagonistas culturais e mediadores – bibliotecários, professores e estudantes 5 Livro e literatura infanto-juvenil: discurso estético versus utilitário 6 Aspectos gráfico-editoriais dos livros infanto-juvenis 7 A prática da análise e seleção de livros infanto-juvenis – estudos aplicados 8 Aspectos da mediação cultural com livros infanto-juvenis nas bibliotecas 9 Trabalho prático de análise de um livro infanto-juvenil
Conteúdo programático: 1 Bibliotecas interativas: conceitos e definições 2 O protagonismo cultural e a apropriação cultural na biblioteca interativa 3 Os protagonistas e culturais: crianças e estudantes 4 Os mediadores culturais: bibliotecários e professores 5 Biblioteca interativa: as características e construção do espaço físico 6 Objeto Novo: os livros infanto-juvenis na biblioteca interativa – olhar de descoberta 7 Objeto Novo: cinema e filmes na biblioteca – interagir e gostar 8 Mediações e práticas culturais dialógicas com crianças em bibliotecas interativas infantis. Escolares e pública – fazer brilhar o sol ou fazer a criança sentir, interagir e criar
1 Informação e documentação técnicas de engenharia
2 Análise documentária da informação técnica de engenharia: descrição, catalogação e indexação 3 Tipologia de documentos técnicos de engenharia – o processo de análise documentária 3.1 Desenhos de engenharia 3.2 Certificados 3.3 Folhas de dados 3.4 Especificações Técnicas 3.5 Isométricos 3.6 Laudos 3.7 Manuais técnicos 3.8 Memórias de cálculos 3.9 Memoriais descritivos 3.10 Procedimentos técnicos 3.11 Pareceres técnicos 3.12 Data-Book 3.13 Outros documentos de engenharia
4 Recomendações gerais sobre a análise documentária da informação técnica de engenharia
Conteúdo programático 1 A produção de informação nas engenharias, tecnologias e indústria em geral 2 Projetos, atividades de operação, produção, manutenção, construção, fabricação, inspeção e paradas programas em usinas e indústrias: impactos na produção, armazenamento e necessidades de uso de documentação técnica de engenharia 3 Mercado de trabalho, profissionais, competências e habilidades dos gestores da informação técnica de engenharia 4 A informação e documentação técnica de engenharia: tipologias, especificidades e aspectos informacionais 5 Arquivos técnicos de engenharia e serviços de informação e documentação industriais 6 Aspectos gerais dos processos de gestão da informação e documentação técnica de engenharia 7 Pesquisa, busca e recuperação da informação e documentação técnica de engenharia: 7.1 Perfil e característica das necessidades de informação dos usuários: corpo técnico de engenharia e industrial em geral 7.2 Características das estratégias e metodologias de pesquisa e busca de informação e documentação técnica 8. Aspectos gerais do GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentação Técnica de Engenharia 9. A gestão da informação e documentação técnica de engenharia e o seu impacto nos processos de gestão e controle da qualidade em projetos, atividades e operações de engenharia
Conteúdo Programático:
1. GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos Técnicos de Engenharia – características da tecnologia, do sistema e da ferramenta 2. A gestão eficiente da informação técnica de engenharia e o padrão GED 3. Requisitos, padrões, avaliação e seleção de tecnologias e ferramentas de Gerenciamento Eletrônico de Documentos Técnicos de Engenharia (GED) 4. Conhecendo as funcionalidades de uma plataforma de Gerenciamento Eletrônico de Documentos Técnicos de Engenharia 5. Tratamento, cadastramento e manipulação de documentos técnicos de engenharia 6. Trabalhando com arquivos eletrônicos e digitais 7. Processos de pesquisa, busca e recuperação de informação e documentação técnica de engenharia 8. Gerando relatórios gerenciais 9. Outras funcionalidades complementares
Conteúdo programático:
- Os repositórios digitais
- Conteúdos de repositórios digitais: textos, imagens e vídeos
- Os repositórios digitais para empresas, universidades, escolas, instituições públicas e outras organizações
- Planejamento, políticas e procedimentos para implantação de um repositório digital
- Introdução à plataforma DSPACE
- A estrutura da plataforma DSPACE
- DSPACE: funcionalidades
- DSPACE: workflow
- DSPACE: interfaces
- DSPACE: gestão de conteúdos
- DSPACE: metadados
- DSPACE: interoperabilidade
- O processo de implantação de um repositório digital utilizando o DSPACE
Conteúdo programático:
- Emissoras de TV e empresas jornalísticas e publicitárias e produtoras de cinema: produção, informação e documentação
- CEDOC – Centro de Documentação, Arquivos e bibliotecas em emissoras de TV e empresas jornalísticas
- Informação e documentação nas emissoras de TV: tipologias e especificidades
- Informação e documentação nas empresas jornalísticas: tipologias e especificidades
- A dinâmica das necessidades e usos de informação nas emissoras de TV, empresas jornalísticas
- A gestão da informação e documentação em emissoras de TV, empresas jornalísticas
- Profissionais: arquivistas, bibliotecários e gestores de informação - Competências e habilidades técnicas
- Tecnologias da informação, softwares e bancos de dados para gestão da informação nas emissoras de TV e empresas jornalísticas – eficiência na pesquisa, busca e recuperação da informação
- O que o mercado de trabalho espera dos profissionais arquivistas, bibliotecários e gestores de informação
- As universidades e formação acadêmica dos profissionais: desafios e necessidades
- O trabalho de gestores de informação em empresas jornalísticas – desafios e oportunidades
Conteúdo do curso- Definições e conceitos
- Fatores de degradação e deterioração de documentos em bibliotecas e arquivos
- Agentes físicos
- Agentes químicos e ambientais
- Agentes biológicos
- Conservação
- Técnicas, critérios e materiais de conservação de documentos em bibliotecas e arquivos
- Higienização
- Pequenos reparos
- Noções básicas de conservação e preservação de fotografias
- Noções básicas de conservação de filmes
- Acondicionamento
- Armazenamento
Conteúdo programático:
- Coleções de fotografias e arquivos iconográficos em museus
- Museus de arte, história natural, arqueologia e paleontologia, oceanografia, geologia e outros
- A incorporação de coleções de fotografias e iconografias aos museus – a fotografias como objeto de arte, pesquisa, história e informação
- Algumas característica e natureza das fotografias e iconografias em museus – exemplo de coleções e fundos fotográficos
- Arquivos e coleções de fotografias em museus – informação e documentação a serem gerenciadas e organizadas?
- Gestão da informação e documentação em arquivos fotográficos e iconográficos de museus
- O tratamento documental de coleções de fotografias e iconografia em museus
- Tecnologias da informação aplicadas à gestão de arquivos fotográficos e iconográficos em museus
- Os profissionais gestores da informação e documentação fotográfica e iconográfica em museus: formação e competências, saberes e fazeres plurais
Conteúdo programático:
- Documentos e Informações: conceitos e definições
- Documentação
- Os arquivos, bibliotecas, centros de documentação e informação
- Os Arquivos – natureza, conceitos, finalidades e funções
- O documento de arquivo – natureza e procedência
- Tipos e variedades de arquivos
- Informação e documentação: tipologias e espécies
- Arquivos correntes, intermediários e permanentes
- Gestão de documentos e arquivos
- Ciclo de vida dos documentos
- Controle da produção de documentos
- Princípios de arranjo e classificação de documentos
- Avaliação, seleção e destinação de documentos
- Descrição de documentos e informações
- Preservação e conservação de documentos
- Serviço e referência, acesso e uso dos documentos
- Informação e documentos digitais
- Tecnologias aplicadas aos arquivos e gestão documental
- GED – Gerenciamento Eletrônico de documentos
- Arquivos e formação acadêmica
- Arquivos e profissionais gestores: habilidades e competências
- Órgãos e políticas de gestão de documentos e arquivos
Conteúdo - A produção de informação e documentação nas organizações, instituições e empresas
- Por que implantar os sistemas de Gerenciamento Eletrônicos de Documentos (GED)
- Gerenciamento e gestão da informação e documentação
- Acesso a informações e redução de custos nas organizações, instituições e empresas
- A gestão documental nas organizações
- Informação e documentação: tipologia, características e natureza
- GED - Gerenciamento Eletrônico de Documentos – conceitos e definições
- Planejamento e desenvolvimento de projetos para implantação de GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos
- Aspectos dos requisitos para sistemas informatizados de gestão de documentos
- Tecnologias para GED, aplicabilidade e funcionalidades
- DI, DM, Imaging Enable
- ECM, ERM/COLD, EDMS, BMP/Workflow
- Digitalização e gestão de documentos digitais
- Forms Processing Records Management
- Certificação digital
- Gestão do conhecimento e tecnologias de integração: ERP/CRM
Conteúdo programático:
1 – Informação e documentação Iconográficas: tipologia e características 2 – Documentação iconográfica em bibliotecas, museus, arquivos e centros de documentação 3 – Documentação iconográfica – profissionais, competências e habilidades: arquivistas, bibliotecários, museólogos e outros profissionais da informação 4 – Documentação iconográfica: aspectos culturais e comerciais do uso da informação 5 – Necessidades de informação e documentação iconográfica: perfil dos usuários e pesquisadores 6 – A gestão da informação e documentação iconográficas: gerenciamento, organização e análise documentária 7 – A pesquisa iconográfica: pesquisa, busca e recuperação da informação e documentação 8 – Documentação iconográfica e tecnologias da informação: bancos e bases de dados iconográficos
Conteúdo do curso
- A informação em conteúdos e objetos multimídia interativos em ambientes digitais e virtuais
- Conteúdos interativos e dinâmicos – características e natureza
- Informação, virtualidade e interatividade
- Características e perfil das necessidades e usos da informação em conteúdos e objetos multimídia interativos em ambientes digitais e virtuais
- Dispositivos, bancos e bases de dados de informações em conteúdos e objetos multimídia interativos em ambientes digitais e virtuais
- Tipologias e características da informação em conteúdos e objetos multimídia interativos em ambientes digitais e virtuais
- Gerenciamento da informação em conteúdos e objetos multimídia interativos em ambientes digitais e virtuais
- Os profissionais gestores informação em conteúdos e objetos multimídia interativos em ambientes digitais e virtuais: formação, competências e atividades profissionais
- O mercado produtor e gestor informação em conteúdos e objetos multimídia interativos em ambientes digitais e virtuais: oportunidades e desafios
- A Ciência da informação, gestão da informação e os conteúdos e objetos multimídia interativos em ambientes digitais e virtuais: diálogos e contribuições
- A produção de informação nas engenharias, tecnologias e indústria em geral
- Projetos, atividades de operação, produção, manutenção, construção, fabricação, inspeção e paradas programas em usinas e indústrias: impactos na produção, armazenamento e necessidades de uso de documentação técnica de engenharia
- Mercado de trabalho, profissionais, competências e habilidades dos gestores da informação técnica
- A informação e documentação técnica: tipologias, especificidades e aspectos informacionais
- Arquivos técnicos de engenharia e serviços de informação e documentação industriais
- Análise da informação e documentação técnica
- Aspectos gerais dos processos de gestão da informação e documentação técnica
- Pesquisa, busca e recuperação da informação e documentação técnica
- Perfil e característica das necessidades de informação dos usuários: corpo técnico de engenharia e industrial em geral
- Características das estratégias e metodologias de pesquisa e busca de informação e documentação técnica
- Aspectos gerais do GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentação Técnica de Engenharia
- A gestão da informação e documentação técnica de engenharia e o seu impacto nos processos de gestão e controle da qualidade em projetos, atividades e operações de engenharia
Como gerenciar todo o fluxo de produção de informação,
objetivando a sua pesquisa, busca e recuperação nas empresas de jornalismo. O
curso tem como objetivo desenvolver competências para a gestão da informação em
ambientes jornalísticos 1 Jornalismo e informação 2 Informação jornalística: natureza e tipologia 3 Empresas jornalísticas e produtores de informação 4 Clientes e usuários da informação jornalística 5 Centros de documentação (CEDOC), Serviços de Informação e
Bancos de Dados em Jornalismo 6 Gestão da Informação jornalística: metodologias e
procedimentos 7 O profissional gestor da informação jornalística:
competências, habilidades e perfil 8 Jornalismo: informação em imagens e audiovisual 9 Jornalismo: informação textual escrita 10 Tecnologias aplicadas à gestão da informação jornalística 11 Ciência da Informação e Jornalismo – diálogos, interações e
perspectivas
Conteúdo programático: 1 – Imagens Fotográficas e Informação 2 – Princípios de Gestão da Informação em Imagens Fotográficas 3 – A Eficiência nos Processos de Pesquisa, Busca e Recuperação de Informação em Imagens Fotográficas 4 – Imagens Fotográficas: indexação e políticas de indexação 5 – Como indexar imagens fotográficas: o que ler, analisar e descrever 6 – Exercícios aplicados de indexação de fotografia I 7 – Exercícios aplicados de indexação de fotografia II 8 – A influência da legenda na indexação de fotografias 9 – A Pratica da Indexação de Imagens Fotográficas: Exercícios Aplicados
Conteúdo Programático1 Conhecendo os bancos de imagens fotográficas 2 Criando um banco de imagens fotográficas 3 Implementando e implantando um banco de imagens fotográficas 3.1 Gestão e gerenciamento de imagens fotográficas em um banco de imagens: aspectos da análise documentária da informação 4 Avaliando bancos de imagens fotográficas na internet: eficiência e eficácia nos processos de pesquisa, busca e recuperação da informação 4.1 Roteiro de avaliação: interfaces, funcionalidades e padrões de desempenho dos bancos de imagens fotográficas 4.2 Bancos de imagens comerciais e gratuitos 5 Avaliando a eficiência e eficácia de tecnologias aplicadas à gestão da informação em banco de imagens fotográficas: conhecendo alguns softwares 5.1 Softwares: Fotostation, Lightroom e outros 5.2 Roteiro de avaliação: requisitos operacionais e padrões de desempenhos
Conteúdo programático: 1. A importância da expressão fotográfica e dos aspectos morfológicos das imagens nos processos de análise documentária das imagens: a indexação, a recuperação da informação fotográfica e as necessidades de usuários e clientes em arquivos e bancos de imagens
2. Os elementos de informação nas expressões fotográficas e nos aspectos morfológicos das imagens.
3. Enquadramentos, ângulos, posições de câmeras, efeitos especiais, tempo de exposição, luminosidade e demais aspectos técnicos de produção e geração da informação fotográfica
4. Exercício aplicados de análise, leitura e identificação de expressões fotográficas e aspectos morfológicos nas imagens fotográficas
Conteúdo Programático: 1. Vocabulário controlado e tesauros para imagens
2. A importância do controle de linguagem para a gestão da informação em imagens 3. Características e especificidades de um vocabulário controlado para imagens 4. Vocabulário controlado I: criação, políticas e desenvolvimento 5. Vocabulário controlado II: plano de estruturação 6. Vocabulário controlado III: construindo e utilizando linguagens 7. Vocabulário controlado IV: a origem dos léxicos, o diálogo com as imagens e as necessidades de usuários e clientes 8. Vocabulário controlado V: atividade prática de construção 9. Atividades de aplicação do vocabulário em processos de indexação, pesquisa, busca e recuperação de imagens
Conteúdo Programático: 1 O audiovisual na sociedade 2 Sobre os conceitos de informação e documentação audiovisuais 3 O mercado de trabalho para os profissionais gestores de informação e documentação audiovisuais: arquivos, bibliotecas e CEDOC 4 Diversidades e características da linguagem audiovisual: visual, sonora, híbrida e hipermídia 5 Linguagem Audiovisual versus Linguagem escrita/textual: diferenças e especificidades 6 Polissemias e produção de sentidos na informação audiovisual 7 As imagens em movimento: filmes cinematográficos (ficção e não ficção) e programas de TV 8 A dimensão sonora da informação audiovisual 9 Fundamentos da análise documentária da informação e documentação audiovisuais 10 Noções de tratamento da informação audiovisual I: catalogação 11 Noções de tratamento da informação audiovisual II: indexação 12 Princípios da informação nas mídias digitais interativas: jogos eletrônicos, virtuais e games 13 O profissional da informação e o audiovisual: novas posturas e atitudes. Construindo competências 14 Trabalho final 14.1 Atividade prática I: analisando um de filme de ficção 14.2 Atividade prática II: analisando um filme documentário 14.3 Atividade prática III: analisando um Programa de TV
Conteúdo Programático: 1- O que é analisar a informação nas imagens em movimento? 2 - Aspectos morfológicos da informação nas imagens em movimento: elementos de cinematografia 3 - Representação documentária nas imagens em movimento: análise indexadora 4 - Imagens em movimento: o resumo 5 - Planos, sequências e cenas 6 - Análise e indexação de um plano: filme cinematográfico 7 - Análise e indexação de uma sequência:filme cinematográfico 8 - Analise e indexação sequência a sequência: telejornal, documentário e programas de TV 9 - Imagens em movimento: curtas-metragens e filmes publicitários 10 - Aspectos para a análise e indexação de um filme inteiro: atividade práticas
Conteúdo Programático: 1)O status do som para as Ciências da Informação e Documentação 2) Informação, comunicação e narração audiovisual: com a palavra, o som 3) Fundamentos da percepção da informação sonora 4) As formas da informação sonora 5) Os sentidos da informação sonora 6) Gestores, dispositivos e unidades de gestão da informação sonora: perspectivas e desafios – competências e habilidades
1. Banco de imagens fotográficas: características e funções 2. Avaliação e seleção de software para gestão da informação em bancos de imagens fotográficas – padrões e requisitos 3. Lightroom – software para gestão da informação em bancos de imagens fotográficas 4. Conhecendo as funcionalidades do Lightroom I: tratamento técnico da informação fotográfica 5. Conhecendo as funcionalidades do Lightroom II: pesquisa, busca e recuperação da informação
Gestão da Inovação em Bibliotecas (EAD/online - carga horária: 60/90h) - Inovação: conceitos e definições
- Ambientes e contextos de inovação
- Inovação, Ciência da Informação e Biblioteconomia
- Modelos de inovação
- Relações entre inovação, criatividade e empreendedorismo
- Inovação e Design Thinking
- Inovações tecnológicas
- Inovação em Bibliotecas
- A importância da inovação para as bibliotecas
- Inovação nos serviços e produtos das bibliotecas
- Inovação nos processos gerenciais das bibliotecas
- Inovação no serviço de referência e atendimento das bibliotecas
- Inovação na gestão de pessoas em bibliotecas
- Inovação em tecnologias da informação, comunicação e educação em bibliotecas
- O bibliotecário e as práticas de inovação nas bibliotecas: perfil, habilidades e competências
- O processo de gestão da inovação
- Prática de apoio e motivação ao processo de inovação
- Algumas práticas de inovação em bibliotecas
- Indicadores para avaliação da gestão da inovação
Conteúdo programátic o:
1 - Banco de imagens e arquivos fotográficos: características e funções 2 - Avaliação e seleção de software para gestão da informação em bancos de imagens e arquivos fotográficos – padrões e requisitos 3 – Ligthroom: software proprietário e comercial 4 - Lightroom – software para gestão da informação em bancos de imagens e arquivos fotográficos 5 - Conhecendo as funcionalidades do Lightroom I: tratamento técnico da informação fotográfica 6 - Conhecendo as funcionalidades do Lightroom II: pesquisa, busca e recuperação da informação 7 - Outras funcionalidades do Lightroom 8 XNview Software Livre e gratuito 9 - Organização e acesso às coleções de imagens fotográficas no XNview 11 - Catalogação e indexação de imagens fotográficas no XNview 12 - Pesquisa, busca e recuperação de imagens fotográficas no XNview 13 - Visualização de imagens fotográficas no XNview 14 - Tratamento e edição de imagens fotográficas no XNview 15 - Manutenção e armazenamento de imagens fotográficas no XNview |
Gestão e organização de Arquivos Fotográficos (60h) - Fotografias: conceitos e definições
- Tipologia de fotografias
- Fotografias: informação e documento
- As fotografias nos arquivos, bibliotecas e museus
- As fotografias como documentos de arquivos
- Arquivos fotográficos
- Arquivos fotográficos e bancos de imagens fotográficas
- As fotografias nos museus
- As fotografias nas empresas jornalísticas e agências de noticias
- As fotografias nas emissoras de TV
- As fotografias nas agências de publicidade e criação
- As fotografias técnicas e industriais
- As fotografias nos bancos de imagens comerciais
- As fotografias nas instituições de educação
- As fotografias nas instituições de pesquisa científica
- As fotografias nas instituições de saúde e medicina
- Gestão e organização de arquivos fotográficos: princípios e métodos
- Descrição, catalogação e metadados de documentos fotográficos
- A indexação de documentos fotográficos
- Plano de classificação para arquivos fotográficos
- Ordenação e arranjo de documentos fotográficos
- Fundos fotográficos
- Dossiês fotográficos
- Coleções de fotografias
- Noções de preservação e conservação de fotografias
- Informatização e automação de arquivos fotográficos: requisitos e tecnologias
- Gestor de arquivos fotográficos: arquivistas, bibliotecários e outros profissionais – competências e formação
- Elementos para a elaboração de projetos para arquivos fotográficos
Gestão de Bibliotecas Universitárias: planejamento e processos gerenciais (80/90h) - Instituições de Ensino Superior (IES) e Bibliotecas Universitárias
- Gestão universitária e Bibliotecas Universitárias
- Bibliotecas Universitárias: características e importância para as IES
- Planejamento de Bibliotecas Universitárias
- Gestão de serviços em bibliotecas universitárias
- Gestão de Bibliotecas Universitárias
- Processos gerenciais em Bibliotecas Universitárias
- Gestão e planejamento estratégico em Bibliotecas Universitárias
- Gestão por processos em Bibliotecas Universitárias
- Planejamento e desenvolvimento organizacional em Bibliotecas Universitárias
- Liderança e gestão de pessoas em Bibliotecas Universitárias
- Gestão da qualidade e avaliação em Bibliotecas Universitárias
- Fundamentos da gestão da inovação e design thinking em Bibliotecas Universitárias
- Gestão de projetos e captação de cursos para bibliotecas
- Fundamentos da gestão de marketing e comunicação
- Gestão de Bibliotecas Digitais e curadoria digital
- Bibliotecas universitárias e tecnologias da informação
- Avaliações institucionais e avaliação do MEC/INEP em Bibliotecas Universitárias
- Indicadores de produtividade e desempenho em Bibliotecas Universitárias
- Gestores e gerentes de Bibliotecas Universitárias: perfil e competências
- Considerações sobre o futuro das Bibliotecas Universitárias
Conteúdo programático: Bibliotecas Digitais: princípios e fundamentos (60h) Biblioteca digital: conceitos e definições Bibliotecas virtuais: conceitos e definições Vantagens e benefícios de uma biblioteca digital Tipologia e variedade de bibliotecas digitais Criação e elaboração de projetos para bibliotecas digitais Desenvolvimento, fases e etapas da elaboração do projeto Infraestrutura e recursos necessários para implantação Aspectos tecnológicos para bibliotecas digitais Softwares livres, comerciais e proprietários Banco de dados para bibliotecas digitais Arquitetura da informação e interfaces para bibliotecas digitais Gerenciamento de conteúdos e informações digitais Comunicação e marketing para bibliotecas digitais Website para bibliotecas digitais – aspectos gerais Usos, acessos, navegação e interação de clientes e usuários em bibliotecas digitais – aspectos gerais Profissionais gestores de bibliotecas digitais Exemplos de bibliotecas digitais
Conteúdo Programático
- O que são projetos: natureza e definições
- Projetos: vantagens e benefícios
- O papel do gestor de projetos
- Gestão de projetos - PMBOK
- Projetos para gestão de documentos e arquivos
- Diagnóstico organizacional
- Planejamento e elaboração de projetos: etapas, planos e métodos
- A estrutura do gerenciamento de projetos: aspectos gerais e ciclo de vida e organização de projetos
- Processos de gerenciamento de projetos
- Áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos
- Projetos para gestão de documentos
- Roteiro para elaboração de projetos
Conteúdo programático:
- A produção de imagens na sociedade
- Acúmulo, armazenamento e usos de imagens
- As imagens: conceitos e definições
- Ciência da Informação e Imagens
- Arquivologia, Biblioteconomia e Imagens
- A especificidade da Informação em imagens
- A especificidade da Documentação em Imagens
- A diferença entre informação em imagens e informação textual escrita: especificidades
- Arquivos de Imagens
- Bibliotecas de Imagens
- Centros de documentação e informação em imagens
- O mercado produtor e gestor de informação e documentação em imagens
- Tipologia das imagens
- Imagens fotográficas
- Imagens em movimento e audiovisual
- Imagens: objetos virtuais e interativos
- Imagens: do analógico ao digital – especificidades
- Metodologias de gestão da informação e documentação nas imagens – fundamentos
- Metodologias de gestão da informação e documentação nas imagens – workflow e ingest
- Metodologias de gestão da informação e documentação nas imagens : tecnologias da informação e softwares para imagens
- Gestores de Informação e documentação em imagens I: arquivistas e bibliotecários
- Gestores de Informação e documentação em imagens II: formação
- Gestores de Informação e documentação em imagens III: competências e habilidades técnicas
- O mercado de trabalho para Gestores de Informação e documentação em imagens: oportunidades, desafios e dificuldades
- A preparação do arquivista e do bibliotecário para os processos de gestão da informação e documentação em imagens
 Planejamento e Elaboração de projetos para Bibliotecas e Serviços de Informação (60h) 1.O que são projetos: natureza, definições e caracterísiticas 2.Conceitos de gestão e gerenciamento de projetos 3.Projetos: vantagens e benefícios 4.Áreas de conhecimento e gerenciamento de projetos 5.O papel do gestor de projetos 6.Planejamento e elaboração de projetos: etapas, planos e métodos 7.Os projetos em Bibliotecas e Serviços de Informação 8.Tipologia de Bibliotecas e Serviços de Informação 9.A gestão de projetos aplicada à Informação e documentação em Bibliotecas e Serviços de Informação: natureza e especificidades 10.Tipos de projetos para Bibliotecas e Serviços de Informação 11.Projetos estratégicos para Bibliotecas e Serviços de Informação 12.Projetos operacionais para Bibliotecas e Serviços de Informação 13.Plano de projetos e diagnóstico em Bibliotecas e Serviços de Informação 14.Projetos e planos de soluções de problemas para Bibliotecas e Serviços de Informação 15.Como realizar projetos de consultorias, prestação de serviços e freelancer para Bibliotecas e Serviços de Informação 16.Gestor de projetos para Bibliotecas e Serviços de Informação: competências e habilidade
Conteúdo do curso - O que é um projeto?
- Conceitos de gestão e gerenciamento de projetos
- Características do projeto
- Áreas de conhecimentos e gerenciamento de projetos
- Processos de gerenciamento de projetos
- O papel do gestor de projetos
- Arquivos fotográficos e bancos de imagens – aspectos gerais
- Imagens fotográficas: informação e documento – aspectos gerais
- Tipologia das imagens fotográficas – aspectos gerais
- O projeto para gestão de arquivos fotográficos e bancos de imagens: natureza e especificidades
- Criação e elaboração de projetos para gestão de arquivos fotográficos e bancos de imagens
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