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RELAÇÃO DE CURSOS DISPONÍVEIS

Matrículas e informações enviar e-mail para: cursos@informacaoaudiovisual.com.br

1. Bibliotecas digitais: fundamentos e princípios - 60h

2. Como implantar um repositório digital utilizando o DSPACE: aspectos introdutórios - 60h

3. Gestão de Documentos, Informações e Arquivos - fundamentos - 60h

4. GED - Gerenciamento eletrônico de Documentos – fundamentos e princípios 60h

5. Planejamento e elaboração de projetos para Bibliotecas - 30h

6. Gestão da Informação e Documentação em emissoras de TV - 60h

7. Bancos de imagens e Arquivos fotográficos em empresas jornalísticas - 60h

8. A prática da indexação de imagens fotográficas - 60h

9. Planejamento e elaboração de projetos para arquivos fotográficos e bancos de imagens- 60h

10. Indexação de imagens em movimento e audiovisuais - 60h

11. Fundamentos da informação e documentação audiovisuais - 60h

12. Fundamentos da construção de vocabulários controlados para imagens - 60h

13. Gestão e organização de arquivos fotográficos - 60h

14. Bancos de imagens fotográficas: gestão da informação em imagens - 60h

15. Informatização e automação de arquivos fotográficos e bancos de imagens - 60h

16. Fundamentos da Informação Sonora - 60h

17. Gestor de Informação e Documentação em imagens: formação, competências e práticas profissionais - 30h

18. Bibliotecas Escolares: saberes e fazeres - 60h

19. Gestão de Bibliotecas Universitárias: planejamento e processos gerenciais - 80h

20. Bibliotecas universitárias: instrumentos e indicadores de avaliação do MEC - 80h

21. Arquivos Técnicos de Engenharia - 60h

22. GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos Técnicos de Engenharia - 60h

23. Informação e Documentação Técnica de Engenharia - 60h

24. Literatura infantil: teoria e prática - 60h

25. Produção editorial: fundamentos da editoração de livros - 60h

26. Biblioteconomia, Produção editorial e Bibliotecário Editor - fundamentos da editoração de livros - 60h

27. Preservação e conservação de documentos: noções, técnicas e métodos - 60h

28. Gestão da Inovação em Bibliotecas - 60h

29. Expressão fotográfica: elementos de transformação do processo de leitura e análise documentária da informação fotográfica (30h)



Dúvidas referente a teoria e exercícios: cursos@informacaoaudiovisual.com.br
Certificados: cursos@informacaoaudiovisual.com.br

  • Em nossos cursos, você organizará o seu horário de estudos, de acordo com a sua disponibilidade e necessidade. Contará com apoio didático teórico leve e algumas atividades ou exercícios aplicados para efetivação do aprendizado. Os exercícios serão avaliados pelo professor e, ao final, você receberá a menção de aprovado ou insuficiente, com nota de 0 a 10, que constará do seu certificado. O material didático é constituído por slides, textos teóricos, artigos de apoio e outros recursos complementares, quando houver necessidade (você pode baixar em seu computador o material, para que possa montar sua apostila e estudar no melhor momento). Ao finalizar seu curso, você receberá o certificado (informe-nos por e-mail a conclusão de todas as atividades e também solicite o seu certificado para a nossa equipe de apoio). Email: cursos@informacaoaudiovisual.com.br
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Cursos disponíveis


    1. Instituições de Ensino Superior (IES) e Bibliotecas Universitárias
    2. As bibliotecas Universitárias e avaliações institucionais
    3. MEC/INEP: processos regulatórios de avaliação do ensino superior: decretos, portarias e instruções
    4. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES
    5. Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES
    6. Sistema E-MEC
    7. Biblioteca Universitária: instrumentos e indicadores de avaliação do MEC
    8. Instrumentos de avaliação institucional: credenciamento e recredenciamento
    9. Instrumentos de avaliação de cursos: autorização
    10. Instrumentos de avaliação de cursos: reconhecimento e renovação de reconhecimento
    11. Mudanças, novos instrumentos, indicadores e novas portarias de avaliação do MEC/INEP para as bibliotecas universitárias das IES
    12. Os indicadores de avaliação específicos da Biblioteca Universitária
    13. Bibliografia básica
    14. Bibliografia complementar
    15. Acervo de periódicos
    16. Aspectos da infraestrutura da Biblioteca Universitária
    17. Documentos para avaliação de cursos
    18. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)
    19. Projeto Pedagógico Institucioinal (PPI)
    20. Projeto Pedagógico de Curso (PPC)
    21. O papel do bibliotecário e a sua preparação para as avaliações do MEC/INEP nas bibliotecas das IES
    22. Bibliotecas Universitárias e avaliação do MEC: acervos digitais, bibliotecas digitais e cursos EAD
    23. Indicadores de avaliação MEC/INEP: recursos de inovação e planos de contingência
    24. Resumo e roteiro dos indicadores de avaliação do MEC/INEP para as bibliotecas das IES


    1. Conteúdo programático:

      1. Os livros: origens e breve histórico
      2. Os livros: biblioteconomia e produção editorial
      3. Biblioteconomia, produção editorial, editores e bibliotecários: diálogos e interfaces
      4. A biblioteconomia e a produção editorial do livro
      5. O bibliotecário e a construção do objeto-livro
      6. O que é ser um editor?
      7. O que é um bibliotecário editor?
      8. O bibliotecário está preparado coordenar a produção editorial?
      9. O bibliotecário-editor: o perfil de uma formação necessária
      10. Fundamentos da produção editorial
      11. Introdução ao mercado editorial
      12. As editoras: aspectos administrativos e organizacionais
      13. Segmentos editoriais
      14. Fundamentos do fluxo de trabalho editorial
      15. Produção editorial I: seleção, preparação e edição de textos
      16. Produção editorial II: edição de arte
      17. Produção editorial III: design editorial
      18. Produção editorial IV: produção gráfica
      19. Fundamentos da infografia editorial
      20. Iconografia: as imagens na produção editorial
      21. Marketing editorial
      22. Negócios e indústria editorial: venda e distribuição de livros
      23. Livros digitais, eletrônicos, virtuais e interativos
      24. A indústria editorial e o mercado de trabalho para bibliotecários
      25. O bibliotecário-editor: competências, habilidades e atitudes
      26. A construção do Bibliotecário-Editor para o mercado editorial

      1. Instituições de Ensino Superior (IES) e Bibliotecas Universitárias
      2. As bibliotecas Universitárias e avaliações institucionais
      3. MEC/INEP: processos regulatórios de avaliação do ensino superior: decretos, portarias e instruções
      4. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES
      5. Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES
      6. Sistema E-MEC
      7. Biblioteca Universitária: instrumentos e indicadores de avaliação do MEC
      8. Instrumentos de avaliação institucional: credenciamento e recredenciamento
      9. Instrumentos de avaliação de cursos: autorização
      10. Instrumentos de avaliação de cursos: reconhecimento e renovação de reconhecimento
      11. Mudanças, novos instrumentos, indicadores e novas portarias de avaliação do MEC/INEP para as bibliotecas universitárias das IES
      12. Os indicadores de avaliação específicos da Biblioteca Universitária
      13. Bibliografia básica
      14. Bibliografia complementar
      15. Acervo de periódicos
      16. Aspectos da infraestrutura da Biblioteca Universitária
      17. Documentos para avaliação de cursos
      18. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)
      19. Projeto Pedagógico Institucioinal (PPI)
      20. Projeto Pedagógico de Curso (PPC)
      21. O papel do bibliotecário e a sua preparação para as avaliações do MEC/INEP nas bibliotecas das IES
      22. Bibliotecas Universitárias e avaliação do MEC: acervos digitais, bibliotecas digitais e cursos EAD
      23. Indicadores de avaliação MEC/INEP: recursos de inovação e planos de contingência
      24. Resumo e roteiro dos indicadores de avaliação do MEC/INEP para as bibliotecas das IES

    2. Conteúdo do curso:
      Brinquedotecas e ludotecas: definições e origens
      Brinquedotecas: características, objetivos, tipos e funções
      Classificação dos brinquedos e as faixas etárias
      As brinquedotecas nos ambientes das bibliotecas
      Formação de bibliotecários e brinquedistas
      Brinquedotecas: muito além de uma sala com brinquedos – diálogos entre conhecimento, informação, aprendizagem, brincadeira
      Brinquedoteca: planejamento e organização
      Catalogação de brinquedos – métodos e procedimentos
      Brinquedos, brincadeira e sua função no desenvolvimento
      Brinquedoteca: o espaço do lúdico
      Brinquedoteca para crianças e idosos – diálogos intergeracionais
      Algumas considerações sobre o brinquedo, a brincadeira, o lúdico e o jogo

    3. Gestão de projetos para bibliotecas

      1. Conceito e definição de projeto
      2. Gerenciamento de projetos: PMI e PMBOK
      3. As áreas de gerenciamento de um projeto
      4. Planejamento de projetos
      5. Gestão e planejamento de projetos para Bibliotecas
      6. Diagnóstico organizacional em Bibliotecas
      7. Etapas de elaboração do projeto para bibliotecas
      8. A fase de iniciação
      9. Planejamento: escopo e cronograma
      10. Planejamento: custos
      11. Captação de recursos, elaboração e análise de viabilidade econômica de projetos
      12. A fase de execução
      13. Monitoramento e controle
      14. A fase de encerramento
      15. Roteiro para apresentação de projetos
      16. Resumo das áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos
    4. Conteúdo programático:
      1. O conceito de biblioteca escolar – novos paradigmas
      2. Bibliotecas escolares em instituições privadas
      3. Bibliotecas escolares em instituições públicas
      4. Produzindo sentidos e significados nas bibliotecas escolares – (re)significação plurissignificação
      5. Informação, conhecimento e educação
      6. A biblioteca escolar interativa: conceitos e definições
      7. Bibliotecas escolares: do discurso utilitário ao estético-criativo
      8. O papel do bibliotecário
      9. Estudantes e alunos – protagonistas culturais
      10. Professores, educadores, diretores e todos os funcionários de apoio administrativo
      11. Auxiliares de biblioteca
      12. Os pais
      13. Biblioteca escolar e planejamento educacional e pedagógico
      14. Os processos de gestão de bibliotecas escolares
      15. Gestão da informação na biblioteca escolar
      16. Livros digitais e impressos
      17. Livros de literatura, didáticos e paradidáticos
      18. Revistas: histórias em quadrinhos (HQ)
      19. Recursos audiovisuais e sonoros: filmes, desenhos animados, imagens, música e outros recursos
      20. Jogos eletrônicos e digitais na biblioteca escolar
      21. Brinquedos e outros objetos tridimensionais
      22. Internet, redes sociais e bibliotecas escolares – desafios e vanguarda informacional e comunicacional
      23. Bibliotecas escolares e a nova ordem informacional na sociedade digital e interativa
      24. Infraestrutura e espaço físico – design e arquitetura
      25. A produção de conhecimento na biblioteca escolar: protagonismo, mediação cultural, autonomia e expressão de criação
      26. Bibliotecas escolares: novos saberes e fazeres
    5. Conteúdo programático: Os livros Livros impressos Livros digitais e eletrônicos O mercado editorial O autor O editor – quem é esse profissional O bibliotecário Como ser um produtor editorial ou editor As editoras As livrarias As bibliotecas Os leitores Produção editorial: conceitos e definições O processo de produção editorial Os originais – primeira versão de um livro As etapas de produção editorial Produção editorial I Produção editorial II Produção editorial III ISBN, Biblioteca nacional e depósito legal Design editorial Mercadologia e marketing editorial Livros infantis – as especificidades da produção editorial para crianças Contratos editoriais Para quem quer escrever e publicar um livro...

    6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

      1. Ciência da Informação, Biblioteconomia, Ciência de Dados e Mineração de Dados
      2. O bibliotecário e a Ciência de Dados
      3. Conceitos fundamentais em Ciência de Dados
      4. Conceitos fundamentais de Mineração de Dados
      5. Ciência da Informação e dados
      6. Biblioteconomia e dados
      7. O conceito de dados
      8. Ciência de dados e tomada de decisão orientada por dados
      9. Ciência de dados e dados como um ativo estratégico
      10. Conceitos fundamentais de Big Data
      11. Mineração de Dados (Data Mining) e Ciência de dados (Data Science)
      12. Processos de Mineração de dados
      13. Ciência de dados para negócios
      14. Ciência de dados, Mineração de dados e informação estratégica e competitiva
      15. Ciência de dados e dados científicos
      16. Dados de pesquisas científicas e repositórios
      17. Tecnologias e Ciência de dados
      18. Cientistas de dados e bibliotecários

    7. Conteúdo programático

      1 A literatura infanto-juvenil: breve histórico

      2 O livro infanto-juvenil: estudantes, crianças, professores, bibliotecários e editores

      3 O livro infanto-juvenil nos dispositivos de informação e cultura: bibliotecas infantis, escolares e públicas

      4 Protagonistas culturais e mediadores – bibliotecários, professores e estudantes

      5 Livro e literatura infanto-juvenil: discurso estético versus utilitário

      6 Aspectos gráfico-editoriais dos livros infanto-juvenis

      7 A prática da análise e seleção de livros infanto-juvenis – estudos aplicados

      8 Aspectos da mediação cultural com livros infanto-juvenis nas bibliotecas

      9 Trabalho prático de análise de um livro infanto-juvenil

    8. Conteúdo programático:

      1 Bibliotecas interativas: conceitos e definições
      2 O protagonismo cultural e a apropriação cultural na biblioteca interativa
      3 Os protagonistas e culturais: crianças e estudantes
      4 Os mediadores culturais: bibliotecários e professores
      5 Biblioteca interativa: as características e construção do espaço físico
      6 Objeto Novo: os livros infanto-juvenis na biblioteca interativa – olhar de descoberta
      7 Objeto Novo: cinema e filmes na biblioteca – interagir e gostar
      8 Mediações e práticas culturais dialógicas com crianças em bibliotecas interativas infantis. Escolares e pública – fazer  brilhar o sol ou fazer a criança sentir, interagir e criar


    9. 1 Informação e documentação técnicas de engenharia 
      2 Análise documentária da informação técnica de engenharia: descrição, catalogação e indexação 
      3 Tipologia de documentos técnicos de engenharia – o processo de análise documentária 
      3.1 Desenhos de engenharia 
      3.2 Certificados 
      3.3 Folhas de dados 
      3.4 Especificações Técnicas 
      3.5 Isométricos 
      3.6 Laudos 
      3.7 Manuais técnicos 
      3.8 Memórias de cálculos 
      3.9 Memoriais descritivos
      3.10 Procedimentos técnicos 
      3.11 Pareceres técnicos 
      3.12 Data-Book 
      3.13 Outros documentos de engenharia 
      4 Recomendações gerais sobre a análise documentária da informação técnica de engenharia
    10. Conteúdo programático 1 A produção de informação nas engenharias, tecnologias e indústria em geral 2 Projetos, atividades de operação, produção, manutenção, construção, fabricação, inspeção e paradas programas em usinas e indústrias: impactos na produção, armazenamento e necessidades de uso de documentação técnica de engenharia 3 Mercado de trabalho, profissionais, competências e habilidades dos gestores da informação técnica de engenharia 4 A informação e documentação técnica de engenharia: tipologias, especificidades e aspectos informacionais 5 Arquivos técnicos de engenharia e serviços de informação e documentação industriais 6 Aspectos gerais dos processos de gestão da informação e documentação técnica de engenharia 7 Pesquisa, busca e recuperação da informação e documentação técnica de engenharia: 7.1 Perfil e característica das necessidades de informação dos usuários: corpo técnico de engenharia e industrial em geral 7.2 Características das estratégias e metodologias de pesquisa e busca de informação e documentação técnica 8. Aspectos gerais do GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentação Técnica de Engenharia 9. A gestão da informação e documentação técnica de engenharia e o seu impacto nos processos de gestão e controle da qualidade em projetos, atividades e operações de engenharia
    11. Conteúdo Programático:
      1. GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos Técnicos de Engenharia – características da tecnologia, do sistema e da ferramenta
      2. A gestão eficiente da informação técnica de engenharia e o padrão GED
      3. Requisitos, padrões, avaliação e seleção de tecnologias e ferramentas de Gerenciamento Eletrônico de Documentos Técnicos de Engenharia (GED)
      4. Conhecendo as funcionalidades de uma plataforma de Gerenciamento Eletrônico de Documentos Técnicos de Engenharia
      5. Tratamento, cadastramento e manipulação de documentos técnicos de engenharia
      6. Trabalhando com arquivos eletrônicos e digitais
      7. Processos de pesquisa, busca e recuperação de informação e documentação técnica de engenharia
      8. Gerando relatórios gerenciais
      9. Outras funcionalidades complementares
    12. Conteúdo programático:

      1. Os repositórios digitais
      2. Conteúdos de repositórios digitais: textos, imagens e vídeos
      3. Os repositórios digitais para empresas, universidades, escolas, instituições públicas e outras organizações
      4. Planejamento, políticas e procedimentos para implantação de um repositório digital
      5. Introdução à plataforma DSPACE
      6. A estrutura da plataforma DSPACE
      7. DSPACE: funcionalidades
      8. DSPACE: workflow
      9. DSPACE: interfaces
      10. DSPACE: gestão de conteúdos
      11. DSPACE: metadados
      12. DSPACE: interoperabilidade
      13. O processo de implantação de um repositório digital utilizando o DSPACE
    13. Conteúdo programático:

      1. Emissoras de TV e empresas jornalísticas e publicitárias e produtoras de cinema: produção, informação e documentação
      2. CEDOC – Centro de Documentação, Arquivos e bibliotecas em emissoras de TV e empresas jornalísticas
      3. Informação e documentação nas emissoras de TV: tipologias e especificidades
      4. Informação e documentação nas empresas jornalísticas: tipologias e especificidades
      5. A dinâmica das necessidades e usos de informação nas emissoras de TV, empresas jornalísticas
      6. A gestão da informação e documentação em emissoras de TV, empresas jornalísticas
      7. Profissionais: arquivistas, bibliotecários e gestores de informação - Competências e habilidades técnicas
      8. Tecnologias da informação, softwares e bancos de dados para gestão da informação nas emissoras de TV e empresas jornalísticas – eficiência na pesquisa, busca e recuperação da informação
      9. O que o mercado de trabalho espera dos profissionais arquivistas, bibliotecários e gestores de informação
      10. As universidades e formação acadêmica dos profissionais: desafios e necessidades
      11. O trabalho de gestores de informação em empresas jornalísticas – desafios e oportunidades
    14. Conteúdo do curso

      1. Definições e conceitos
      2. Fatores de degradação e deterioração de documentos em bibliotecas e arquivos
      3. Agentes físicos
      4. Agentes químicos e ambientais
      5. Agentes biológicos
      6. Conservação
      7. Técnicas, critérios e materiais de conservação de documentos em bibliotecas e arquivos
      8. Higienização
      9. Pequenos reparos
      10. Noções básicas de conservação e preservação de fotografias
      11. Noções básicas de conservação de filmes
      12. Acondicionamento
      13. Armazenamento

         
    15. Conteúdo programático:
      1. Coleções de fotografias e arquivos iconográficos em museus
      2. Museus de arte, história natural, arqueologia e paleontologia, oceanografia, geologia e outros
      3. A incorporação de coleções de fotografias e iconografias aos museus – a fotografias como objeto de arte, pesquisa, história e informação
      4. Algumas característica e natureza das fotografias e iconografias em museus – exemplo de coleções e fundos fotográficos
      5. Arquivos e coleções de fotografias em museus – informação e documentação a serem gerenciadas e organizadas?
      6. Gestão da informação e documentação em arquivos fotográficos e iconográficos de museus
      7. O tratamento documental de coleções de fotografias e iconografia em museus
      8. Tecnologias da informação aplicadas à gestão de arquivos fotográficos e iconográficos em museus
      9. Os profissionais gestores da informação e documentação fotográfica e iconográfica em museus: formação e competências, saberes e fazeres plurais
    16. Conteúdo programático:
             
      1. Documentos e Informações: conceitos e definições
      2. Documentação
      3. Os arquivos, bibliotecas, centros de documentação e informação
      4. Os Arquivos – natureza, conceitos, finalidades e funções
      5. O documento de arquivo – natureza e procedência
      6. Tipos e variedades de arquivos
      7. Informação e documentação: tipologias e espécies
      8. Arquivos correntes, intermediários e permanentes
      9. Gestão de documentos e arquivos
      10. Ciclo de vida dos documentos
      11. Controle da produção de documentos
      12. Princípios de arranjo e classificação de documentos
      13. Avaliação, seleção e destinação de documentos
      14. Descrição de documentos e informações
      15. Preservação e conservação de documentos
      16. Serviço e referência, acesso e uso dos documentos
      17. Informação e documentos digitais
      18. Tecnologias aplicadas aos arquivos e gestão documental
      19. GED – Gerenciamento Eletrônico de documentos
      20. Arquivos e formação acadêmica
      21. Arquivos e profissionais gestores: habilidades e competências
      22. Órgãos e políticas de gestão de documentos e arquivos
          1.  

           
    17. Conteúdo

      1. A produção de informação e documentação nas organizações, instituições e empresas
      2. Por que implantar os sistemas de Gerenciamento Eletrônicos de Documentos (GED)
      3. Gerenciamento e gestão da informação e documentação
      4. Acesso a informações e redução de custos nas organizações, instituições e empresas
      5. A gestão documental nas organizações
      6. Informação e documentação: tipologia, características e natureza
      7. GED - Gerenciamento Eletrônico de Documentos – conceitos e definições
      8. Planejamento e desenvolvimento de projetos para implantação de GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos
      9. Aspectos dos requisitos para sistemas informatizados de gestão de documentos
      10. Tecnologias para GED, aplicabilidade e funcionalidades
      11. DI, DM, Imaging Enable
      12. ECM, ERM/COLD, EDMS, BMP/Workflow
      13. Digitalização e gestão de documentos digitais
      14. Forms Processing Records Management
      15. Certificação digital
      16. Gestão do conhecimento e tecnologias de integração: ERP/CRM
    18. Conteúdo programático: 
      1 – Informação e documentação Iconográficas: tipologia e características 
      2 – Documentação iconográfica em bibliotecas, museus, arquivos e centros de documentação 
      3 – Documentação iconográfica – profissionais, competências e habilidades: arquivistas, bibliotecários, museólogos e outros profissionais da informação 
      4 – Documentação iconográfica: aspectos culturais e comerciais do uso da informação 
      5 – Necessidades de informação e documentação iconográfica: perfil dos usuários e pesquisadores 
      6 – A gestão da informação e documentação iconográficas: gerenciamento, organização e análise documentária 
      7 – A pesquisa iconográfica: pesquisa, busca e recuperação da informação e documentação 
      8 – Documentação iconográfica e tecnologias da informação: bancos e bases de dados iconográficos

    19. Conteúdo do curso

      1. A informação em conteúdos e objetos multimídia interativos em ambientes digitais e virtuais
      2. Conteúdos interativos e dinâmicos – características e natureza
      3. Informação, virtualidade e interatividade
      4. Características e perfil das necessidades e usos da informação em conteúdos e objetos multimídia interativos em ambientes digitais e virtuais
      5. Dispositivos, bancos e bases de dados de informações em conteúdos e objetos multimídia interativos em ambientes digitais e virtuais
      6. Tipologias e características da informação em conteúdos e objetos multimídia interativos em ambientes digitais e virtuais
      7. Gerenciamento da informação em conteúdos e objetos multimídia interativos em ambientes digitais e virtuais
      8. Os profissionais gestores informação em conteúdos e objetos multimídia interativos em ambientes digitais e virtuais: formação, competências e atividades profissionais
      9. O mercado produtor e gestor informação em conteúdos e objetos multimídia interativos em ambientes digitais e virtuais: oportunidades e desafios
      10. A Ciência da informação, gestão da informação e os conteúdos e objetos multimídia interativos em ambientes digitais e virtuais: diálogos e contribuições

      1. A produção de informação nas engenharias, tecnologias e indústria em geral
      2. Projetos, atividades de operação, produção, manutenção, construção, fabricação, inspeção e paradas programas em usinas e indústrias: impactos na produção, armazenamento e necessidades de uso de documentação técnica de engenharia
      3. Mercado de trabalho, profissionais, competências e habilidades dos gestores da informação técnica
      4. A informação e documentação técnica: tipologias, especificidades e aspectos informacionais
      5. Arquivos técnicos de engenharia e serviços de informação e documentação industriais
      6. Análise da informação e documentação técnica
      7. Aspectos gerais dos processos de gestão da informação e documentação técnica
      8. Pesquisa, busca e recuperação da informação e documentação técnica
      9. Perfil e característica das necessidades de informação dos usuários: corpo técnico de engenharia e industrial em geral
      10. Características das estratégias e metodologias de pesquisa e busca de informação e documentação técnica
      11. Aspectos gerais do GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentação Técnica de Engenharia
      12. A gestão da informação e documentação técnica de engenharia e o seu impacto nos processos de gestão e controle da qualidade em projetos, atividades e operações de engenharia

    20. Como gerenciar todo o fluxo de produção de informação,
      objetivando a sua pesquisa, busca e recuperação nas empresas de jornalismo. O
      curso tem como objetivo desenvolver competências para a gestão da informação em
      ambientes jornalísticos    

      1 Jornalismo e informação

      2 Informação jornalística: natureza e tipologia

      3 Empresas jornalísticas e produtores de informação

      4 Clientes e usuários da informação jornalística

      5 Centros de documentação (CEDOC), Serviços de Informação e
      Bancos de Dados em Jornalismo

      6 Gestão da Informação jornalística: metodologias e
      procedimentos

      7 O profissional gestor da informação jornalística:
      competências, habilidades e perfil

      8 Jornalismo: informação em imagens e audiovisual

      9 Jornalismo: informação textual escrita

      10 Tecnologias aplicadas à gestão da informação jornalística

      11 Ciência da Informação e Jornalismo – diálogos, interações e
      perspectivas


    21. Conteúdo programático: 1 – Imagens Fotográficas e Informação 2 – Princípios de Gestão da Informação em Imagens Fotográficas 3 – A Eficiência nos Processos de Pesquisa, Busca e Recuperação de Informação em Imagens Fotográficas 4 – Imagens Fotográficas: indexação e políticas de indexação 5 – Como indexar imagens fotográficas: o que ler, analisar e descrever 6 – Exercícios aplicados de indexação de fotografia I 7 – Exercícios aplicados de indexação de fotografia II 8 – A influência da legenda na indexação de fotografias 9 – A Pratica da Indexação de Imagens Fotográficas: Exercícios Aplicados
    22. Conteúdo Programático

      1 Conhecendo os bancos de imagens fotográficas
      2 Criando um banco de imagens fotográficas
      3 Implementando e implantando um banco de imagens fotográficas
      3.1 Gestão e gerenciamento de imagens fotográficas em um banco de imagens: aspectos da análise documentária da informação
      4 Avaliando bancos de imagens fotográficas na internet: eficiência e eficácia nos processos de pesquisa, busca e recuperação da informação
      4.1 Roteiro de avaliação: interfaces, funcionalidades e padrões de desempenho dos bancos de imagens fotográficas
      4.2 Bancos de imagens comerciais e gratuitos
      5 Avaliando a eficiência e eficácia de tecnologias aplicadas à gestão da informação em banco de imagens fotográficas: conhecendo alguns softwares 5.1 Softwares: Fotostation, Lightroom e outros
      5.2 Roteiro de avaliação: requisitos operacionais e padrões de desempenhos
    23. Conteúdo programático:
      1. A importância da expressão fotográfica e dos aspectos morfológicos das imagens nos processos de análise documentária das imagens: a indexação, a recuperação da informação fotográfica e as necessidades de usuários e clientes em arquivos e bancos de imagens
      2. Os elementos de informação nas expressões fotográficas e nos aspectos morfológicos das imagens.
      3. Enquadramentos, ângulos, posições de câmeras, efeitos especiais, tempo de exposição, luminosidade e demais aspectos técnicos de produção e geração da informação fotográfica
      4. Exercício aplicados de análise, leitura e identificação de expressões fotográficas e aspectos morfológicos nas imagens fotográficas


    24. Conteúdo Programático:
      1. Vocabulário controlado e tesauros para imagens
      2. A importância do controle de linguagem para a gestão da informação em imagens
      3. Características e especificidades de um vocabulário controlado para imagens
      4. Vocabulário controlado I: criação, políticas e desenvolvimento
      5. Vocabulário controlado II: plano de estruturação
      6. Vocabulário controlado III: construindo e utilizando linguagens
      7. Vocabulário controlado IV: a origem dos léxicos, o diálogo com as imagens e as necessidades de usuários e clientes
      8. Vocabulário controlado V: atividade prática de construção
      9. Atividades de aplicação do vocabulário em processos de indexação, pesquisa, busca e recuperação de imagens

    25. Conteúdo Programático:
      1 O audiovisual na sociedade
      2 Sobre os conceitos de informação e documentação audiovisuais
      3 O mercado de trabalho para os profissionais gestores de informação e documentação audiovisuais: arquivos, bibliotecas e CEDOC
      4 Diversidades e características da linguagem audiovisual: visual, sonora, híbrida e hipermídia
      5 Linguagem Audiovisual versus Linguagem escrita/textual: diferenças e especificidades
      6 Polissemias e produção de sentidos na informação audiovisual
      7 As imagens em movimento: filmes cinematográficos (ficção e não ficção) e programas de TV
      8 A dimensão sonora da informação audiovisual
      9 Fundamentos da análise documentária da informação e documentação audiovisuais
      10 Noções de tratamento da informação audiovisual I: catalogação
      11 Noções de tratamento da informação audiovisual II: indexação
      12 Princípios da informação nas mídias digitais interativas: jogos eletrônicos, virtuais e games
      13 O profissional da informação e o audiovisual: novas posturas e atitudes. Construindo competências
      14 Trabalho final
      14.1 Atividade prática I: analisando um de filme de ficção
      14.2 Atividade prática II: analisando um filme documentário
      14.3 Atividade prática III: analisando um Programa de TV

    26. Conteúdo Programático: 1- O que é analisar a informação nas imagens em movimento? 2 - Aspectos morfológicos da informação nas imagens em movimento: elementos de cinematografia 3 - Representação documentária nas imagens em movimento: análise indexadora 4 - Imagens em movimento: o resumo 5 - Planos, sequências e cenas 6 - Análise e indexação de um plano: filme cinematográfico 7 - Análise e indexação de uma sequência:filme cinematográfico 8 - Analise e indexação sequência a sequência: telejornal, documentário e programas de TV 9 - Imagens em movimento: curtas-metragens e filmes publicitários 10 - Aspectos para a análise e indexação de um filme inteiro: atividade práticas
    27. Conteúdo Programático:
      1)O status do som para as Ciências da Informação e Documentação
      2) Informação, comunicação e narração audiovisual: com a palavra, o som
      3) Fundamentos da percepção da informação sonora
      4) As formas da informação sonora
      5) Os sentidos da informação sonora
      6) Gestores, dispositivos e unidades de gestão da informação sonora: perspectivas e desafios – competências e habilidades
    28. 1. Banco de imagens fotográficas: características e funções

      2. Avaliação e seleção de software para gestão da informação em bancos de imagens fotográficas – padrões e requisitos

      3. Lightroom – software para gestão da informação em bancos de imagens fotográficas

      4. Conhecendo as funcionalidades do Lightroom I: tratamento técnico da informação fotográfica

      5. Conhecendo as funcionalidades do Lightroom II: pesquisa, busca e recuperação da informação



    29. Gestão da Inovação em Bibliotecas (EAD/online - carga horária: 60/90h)

      1. Inovação: conceitos e definições
      2. Ambientes e contextos de inovação
      3. Inovação, Ciência da Informação e Biblioteconomia
      4. Modelos de inovação
      5. Relações entre inovação, criatividade e empreendedorismo
      6. Inovação e Design Thinking
      7. Inovações tecnológicas
      8. Inovação em Bibliotecas
      9. A importância da inovação para as bibliotecas
      10. Inovação nos serviços e produtos das bibliotecas
      11. Inovação nos processos gerenciais das bibliotecas
      12. Inovação no serviço de referência e atendimento das bibliotecas
      13. Inovação na gestão de pessoas em bibliotecas
      14. Inovação em tecnologias da informação, comunicação e educação em bibliotecas
      15. O bibliotecário e as práticas de inovação nas bibliotecas: perfil, habilidades e competências
      16. O processo de gestão da inovação
      17. Prática de apoio e motivação ao processo de inovação
      18. Algumas práticas de inovação em bibliotecas
      19. Indicadores para avaliação da gestão da inovação
    30. Conteúdo programático:

      1 - Banco de imagens e arquivos fotográficos: características e funções

      2 - Avaliação e seleção de software para gestão da informação em bancos de imagens e arquivos fotográficos – padrões e requisitos

      3 – Ligthroom: software proprietário e comercial

      4 - Lightroom – software para gestão da informação em bancos de imagens e arquivos fotográficos

      5 - Conhecendo as funcionalidades do Lightroom I: tratamento técnico da informação fotográfica

      6 - Conhecendo as funcionalidades do Lightroom II: pesquisa, busca e recuperação da informação

      7 - Outras funcionalidades do Lightroom

      8 XNview Software Livre e gratuito

      9 - Organização e acesso às coleções de imagens fotográficas no XNview
      11 - Catalogação e indexação de imagens fotográficas no XNview
      12 - Pesquisa, busca e recuperação de imagens fotográficas no XNview
      13 - Visualização de imagens fotográficas no XNview
      14 - Tratamento e edição de imagens fotográficas no XNview
      15 - Manutenção e armazenamento de imagens fotográficas no XNview


    31. Gestão e organização de Arquivos Fotográficos (60h)

      1. Fotografias: conceitos e definições
      2. Tipologia de fotografias
      3. Fotografias: informação e documento
      4. As fotografias nos arquivos, bibliotecas e museus
      5. As fotografias como documentos de arquivos
      6. Arquivos fotográficos
      7. Arquivos fotográficos e bancos de imagens fotográficas
      8. As fotografias nos museus
      9. As fotografias nas empresas jornalísticas e agências de noticias
      10. As fotografias nas emissoras de TV
      11. As fotografias nas agências de publicidade e criação
      12. As fotografias técnicas e industriais
      13. As fotografias nos bancos de imagens comerciais
      14. As fotografias nas instituições de educação
      15. As fotografias nas instituições de pesquisa científica
      16. As fotografias nas instituições de saúde e medicina
      17. Gestão e organização de arquivos fotográficos: princípios e métodos
      18. Descrição, catalogação e metadados de documentos fotográficos
      19. A indexação de documentos fotográficos
      20. Plano de classificação para arquivos fotográficos
      21. Ordenação e arranjo de documentos fotográficos
      22. Fundos fotográficos
      23. Dossiês fotográficos
      24. Coleções de fotografias
      25. Noções de preservação e conservação de fotografias
      26. Informatização e automação de arquivos fotográficos: requisitos e tecnologias
      27. Gestor de arquivos fotográficos: arquivistas, bibliotecários e outros profissionais – competências e formação
      28. Elementos para a elaboração de projetos para arquivos fotográficos



    32. Gestão de Bibliotecas Universitárias: planejamento e processos gerenciais (80/90h)

      1. Instituições de Ensino Superior (IES) e Bibliotecas Universitárias
      2. Gestão universitária e Bibliotecas Universitárias
      3. Bibliotecas Universitárias: características e importância para as IES
      4. Planejamento de Bibliotecas Universitárias
      5. Gestão de serviços em bibliotecas universitárias
      6. Gestão de Bibliotecas Universitárias
      7. Processos gerenciais em Bibliotecas Universitárias
      8. Gestão e planejamento estratégico em Bibliotecas Universitárias
      9. Gestão por processos em Bibliotecas Universitárias
      10. Planejamento e desenvolvimento organizacional em Bibliotecas Universitárias
      11. Liderança e gestão de pessoas em Bibliotecas Universitárias
      12. Gestão da qualidade e avaliação em Bibliotecas Universitárias
      13. Fundamentos da gestão da inovação e design thinking em Bibliotecas Universitárias
      14. Gestão de projetos e captação de cursos para bibliotecas
      15. Fundamentos da gestão de marketing e comunicação
      16. Gestão de Bibliotecas Digitais e curadoria digital
      17. Bibliotecas universitárias e tecnologias da informação
      18. Avaliações institucionais e avaliação do MEC/INEP em Bibliotecas Universitárias
      19. Indicadores de produtividade e desempenho em Bibliotecas Universitárias
      20. Gestores e gerentes de Bibliotecas Universitárias: perfil e competências
      21. Considerações sobre o futuro das Bibliotecas Universitárias


      1. Conteúdo programático: Bibliotecas Digitais: princípios e fundamentos (60h) Biblioteca digital: conceitos e definições Bibliotecas virtuais: conceitos e definições Vantagens e benefícios de uma biblioteca digital Tipologia e variedade de bibliotecas digitais Criação e elaboração de projetos para bibliotecas digitais Desenvolvimento, fases e etapas da elaboração do projeto Infraestrutura e recursos necessários para implantação Aspectos tecnológicos para bibliotecas digitais Softwares livres, comerciais e proprietários Banco de dados para bibliotecas digitais Arquitetura da informação e interfaces para bibliotecas digitais Gerenciamento de conteúdos e informações digitais Comunicação e marketing para bibliotecas digitais Website para bibliotecas digitais – aspectos gerais Usos, acessos, navegação e interação de clientes e usuários em bibliotecas digitais – aspectos gerais Profissionais gestores de bibliotecas digitais Exemplos de bibliotecas digitais
      2. Conteúdo Programático
        1. O que são projetos: natureza e definições
        2. Projetos: vantagens e benefícios
        3. O papel do gestor de projetos
        4. Gestão de projetos - PMBOK
        5. Projetos para gestão de documentos e arquivos
        6. Diagnóstico organizacional
        7. Planejamento e elaboração de projetos: etapas, planos e métodos
        8. A estrutura do gerenciamento de projetos: aspectos gerais e ciclo de vida e organização de projetos
        9. Processos de gerenciamento de projetos
        10. Áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos
        11. Projetos para gestão de documentos
        12. Roteiro para elaboração de projetos
      3. Conteúdo programático:

        1. A produção de imagens na sociedade
        2. Acúmulo, armazenamento e usos de imagens
        3. As imagens: conceitos e definições
        4. Ciência da Informação e Imagens
        5. Arquivologia, Biblioteconomia e Imagens
        6. A especificidade da Informação em imagens
        7. A especificidade da Documentação em Imagens
        8. A diferença entre informação em imagens e informação textual escrita: especificidades
        9. Arquivos de Imagens
        10. Bibliotecas de Imagens
        11. Centros de documentação e informação em imagens
        12. O mercado produtor e gestor de informação e documentação em imagens
        13. Tipologia das imagens
        14. Imagens fotográficas
        15. Imagens em movimento e audiovisual
        16. Imagens: objetos virtuais e interativos
        17. Imagens: do analógico ao digital – especificidades
        18. Metodologias de gestão da informação e documentação nas imagens – fundamentos
        19. Metodologias de gestão da informação e documentação nas imagens – workflow e ingest
        20. Metodologias de gestão da informação e documentação nas imagens : tecnologias da informação e softwares para imagens
        21. Gestores de Informação e documentação em imagens I: arquivistas e bibliotecários
        22. Gestores de Informação e documentação em imagens II: formação
        23. Gestores de Informação e documentação em imagens III: competências e habilidades técnicas
        24. O mercado de trabalho para Gestores de Informação e documentação em imagens: oportunidades, desafios e dificuldades
        25. A preparação do arquivista e do bibliotecário para os processos de gestão da informação e documentação em imagens


      4. Planejamento e Elaboração de projetos para Bibliotecas e Serviços de Informação (60h)

        1. 1.O que são projetos: natureza, definições e caracterísiticas

          2.Conceitos de gestão e gerenciamento de projetos

          3.Projetos: vantagens e benefícios

          4.Áreas de conhecimento e gerenciamento de projetos

          5.O papel do gestor de projetos

          6.Planejamento e elaboração de projetos: etapas, planos e métodos

          7.Os projetos em Bibliotecas e Serviços de Informação

          8.Tipologia de Bibliotecas e Serviços de Informação

          9.A gestão de projetos aplicada à Informação e documentação em Bibliotecas e Serviços de Informação: natureza e especificidades

          10.Tipos de projetos para Bibliotecas e Serviços de Informação

          11.Projetos estratégicos para Bibliotecas e Serviços de Informação

          12.Projetos operacionais para Bibliotecas e Serviços de Informação

          13.Plano de projetos e diagnóstico em Bibliotecas e Serviços de Informação

          14.Projetos e planos de soluções de problemas para Bibliotecas e Serviços de Informação

          15.Como realizar projetos de consultorias, prestação de serviços e freelancer para Bibliotecas e Serviços de Informação

          16.Gestor de projetos para Bibliotecas e Serviços de Informação: competências e habilidade

        1. Conteúdo do curso
          1. O que é um projeto?
          2. Conceitos de gestão e gerenciamento de projetos
          3. Características do projeto
          4. Áreas de conhecimentos e gerenciamento de projetos
          5. Processos de gerenciamento de projetos
          6. O papel do gestor de projetos
          7. Arquivos fotográficos e bancos de imagens – aspectos gerais
          8. Imagens fotográficas: informação e documento – aspectos gerais
          9. Tipologia das imagens fotográficas – aspectos gerais
          10. O projeto para gestão de arquivos fotográficos e bancos de imagens: natureza e especificidades
          11. Criação e elaboração de projetos para gestão de arquivos fotográficos e bancos de imagens
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