Literatura Infantil: teoria e prática

100 horas de curso (com certificado de participação) – Modalidade EAD online
Matrículas abertas 
Conteúdo programático
Módulo I (20h) – O bibliotecário e a literatura infantil
O bibliotecário está preparado para trabalhar com literatura infantil?
A formação do bibliotecário e a literatura infantil
Biblioteconomia e literatura infantil – afinidades, desajustes e diálogos
Preparando o bibliotecário para trabalhar com literatura infantil – competências e habilidades
O bibliotecário competente para o trabalho com literatura infantil
O papel do bibliotecário nas práticas de trabalho com a literatura infantil
Módulo II (20h) – As bibliotecas e a Literatura Infantil
Bibliotecas escolares, bibliotecas públicas, bibliotecas comunitárias, bibliotecas infantis e Literatura infantil
Bibliotecas e crianças
Livros para crianças e literatura infantil nas bibliotecas
Como as bibliotecas podem trabalhar a literatura infantil
Os principais erros cometidos pelas bibliotecas com a literatura infantil
Excelentes possibilidades de trabalho das bibliotecas com a literatura infantil
Módulo III (60h) – Literatura infantil: teoria e prática
Literatura infantil: definições e conceitos
Literatura infantil: história e origens
Literatura infantil: os contos de fadas
Literatura infantil: teoria literária da literatura para crianças
Literatura infantil: as fases de desenvolvimento das crianças
Literatura infantil: o texto – discurso estético x discurso utilitário
Literatura infantil: as ilustrações
O panorama da literatura infantil no Brasil
O panorama da literatura infantil internacional
O livro para crianças: aspectos gráfico-editoriais
O objeto novo em literatura infantil – plurissignificação
Literatura infantil: arte literária para as crianças
Autores e ilustradores em literatura infantil
As editoras que publicam livros infantis
As coleções editoriais destinadas às crianças
O mercado editorial de literatura e livros para crianças
As novas tecnologias de interação, as crianças e os livros infantis – novos diálogos e saberes
Quando a literatura infantil desperta a curiosidade e atrai também o adulto
Como selecionar o bom livro de literatura infantil: métodos e critérios
Guias especializados e livros infantis para bibliotecários
Se interessou pelo curso? Entre em contato conosco pelo site ou no e-mail cursos@informacaoaudiovisual.com.br para saber valores, forma de pagamento e matrícula
Professor e coordenador do curso – Ronni Oliveira
Autor de livros infantis “Que frio!” (Editora Scipione/Abril Educação), Bacharel em Biblioteconomia USP, cursou Magistério (educação infantil) e participou (como orientando e bolsista) de projetos de implantação de bibliotecas escolares interativas (CNPq/FAPESP/ECA/USP), sob a coordenação do prof. Dr Edmir Perrotti (prof. do departamento de biblioteconomia da ECA/USP, autor premiado de livros infanto-juvenis, editor e crítico em literatura infanto-juvenil, criador e idealizador do conceito de biblioteca interativa no Brasil, com a implantação de bibliotecas escolas modelo na rede pública de ensino)
Este curso é classificado como Livre, ele é oferecido de acordo com a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97), Decreto nº 5.154/04 e Lei nº 9.393/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e mostra que os Cursos Livres passaram a integrar a Educação Profissional, que é a modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitem reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho.

About the author: informacao_audiovisual

Leave a Reply

Your email address will not be published.